quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

P.14 - Memórias

Prometido é devido, e aqui estão algumas fotos recordando o passado. O pessoal do BANDO que puxe pela cabeça a ver se descobre quem é quem Para além de mim, está o Xico Vidal, meu companheiro de infância, à esquerda, bem como o camarada a seguir de quem não me lembro o nome. Foi do tempo dos Andebóis e do velhinho Salgueiros. O outro camarada na extrema direita, não me lembro minimamente quem seja. Esta foto foi feita nas Caldas, no dia de incorporação. Acho que a 10 de Abril de 1967
Temos falado muitas vezes nele. O Mendes Artilheiro. É o primeiro da direita. Meu companheiro na zona do Marquês e nosso camarada em Vendas Novas na especialidade de artilharia (Os Obuses, pummmm). Esteve comigo em Catió, aonde deverá ter chegado por volta de Outubro/Novembro de 1968, vindo de Meje, Guileje e de outras colónias de férias. Vinha já cacimbado, mas ficou ainda pior, pois na colónia de Catió não havia "festas" naquela altura. Na foto, está o cognominado CHE GUEVARA da CCS1913, à esquerda, no dia do embarque para Bissau em fim de comissão. Para ele não, pois ainda tinha de gramar uns quantos meses. Perdi-lhe o rasto. Entre mim e o Mendas art. está outro Mendes, meteorologista da F.A. Nesta altura era eu o senhor de Catió, quer dizer, o dono do "tacho". Vim de férias logo a seguir e acho que me encontrei com o Mendes art. em Bissau uma ou outra vez. Arranjou um tacho na BAC e viajava de Heli com o Caquinhos Baldé em zonas operacionais.

Aqui estamos na messe em Espinho, no Gaca 3. Da esquerda para a direita, o Pona, o Vale, o David Santos, dono da mesa, os outros dois pintas não me lembro os nomes mas acho que eram os dois sulistas e grandes amigos e camaradas,e claro, eu, o lindinho.
O David em Bolama, no quartel dos Fuzas, depois de um almoço que nos ofertaram. O menino era filho de um fuza e de mãe natural lá da terra. O pai foi morto em combate e o quartel tomou conta do menino.
O David, como sabeis, morreu pouco depois de termos passado à peluda.
Por agora é tudo. Mandem notícias.



1 comentário:

  1. Na foto do GACA 3 o terceiro a contar da direita, se não me engano chamava-se Fiuza e era do meu pelotão, do Peixoto e do Bioxene na EPA. Do outro também não me lembro o nome.
    Um abraço
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar