terça-feira, 15 de novembro de 2016

P.199 - Os Três Bandalhos Medalhados + Um

No dia das Comemorações do Armistício da 1ª GGuerra, estes Bandalhos foram agraciados com a Medalha das Campanhas de África. Por lei e por direito próprio, tinham direito a recebe-las há mais de 40 anos na Guiné. Mais vale tarde do que nunca.


Os Bandalhos homenageados:
Francisco Silva, Vasco Ferreira e Luís Bateira.


Com pompa e circunstância...
Apresentação das tropas em parada ao Ten General Calçada.


Homenagem ao Soldado Desconhecido.



Os homenageados a quem foi atribuída a Medalha das Campanhas...



O Vasco Ferreira, a receber a medalha...



O Luís Bateira consagrado...



...e o Francisco Silva agraciado.



A Bandalheira presente...



     
                                            *******
Já depois de elaborada esta publicação, chegou-nos a informação de que na mesma altura, o Bandalho Transmontano Súcio, também recebia tão honrosa homenagem em Vila Real.
Aqui vai o registo da sua consagração, com os nossos Parabéns.





PARABÉNS a todos os medalhados. Um abraço.
cumprim/jteix

Fotos:
João Encarnação
Francisco Baptista
Fernando Súcio
Teixeira jteix

9 comentários:

  1. Reportagem presidencial impecável.Lamento não ter estado presente,pois uma incomodativa gripe impediu-me de o fazer.De resto , não arriscaria contaminar tão ilustres Bandalhos com uma virose palúdica ,capaz de ensombrar o brilho de tão concorrida homenagem.Aos homenageados um grande abraço abandalhado ,muitos parabéns e que as possam exibir ao peito,por ,pelo menos ,tempo igual ao que demoraram a reconhecer a Vossa presença por terras da Guiné ! Ditosa Pátria a nossa...!

    ResponderEliminar
  2. Só por casualidade me apercebi desta postagem de homenagem aos nossos queridos camaradas.
    Um abraço a todos eles e aos acompanhantes.
    Estou em crer que o Fernando Súcio já tinha recebido há tempos. Se estou enganado, as minhas desculpas ao grande amigo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Jorge e a todos que contribuíram para esta publicação .foi um dia diferente e esperado à muito tempo.Abraço para todos os bandalhos.Francisco Silva

    ResponderEliminar
  4. Exmos. Senhores
    Se vos for possível informem quanto tempo decorreu entre o pedido e a entrega da medalha das campanhas de África, pois eu também estive lá 2 anos e tal, pedi a medalha em Junho de 2015 e nada disseram sobre se tenho direito ou não a medalha.
    Cumprimentos
    JB

    ResponderEliminar
  5. Exmo(s) Senhores
    Estou imensamente grato pela INFORMAÇÃO ELOQUENTE que me prestaram, com um senão, é que O RUÍDO DO SEU SILÊNCIO É ENSURDECEDOR. Apesar de tudo formulo votos de que tenham um Bom Natal e um Bom Ano Novo.
    Cumprimentos




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo
      Apesar do anonimato,acho... (mas quem sou eu para achar), que o "agrónomo" é o mesmo JB do comentário de cima. Para mim JB, é whishy que bebe-se sem resposta, antes pelo contrário... aceita-se sem objecções.
      Por isso e apesar de tudo,aceita um abraço, mas identifica-te, se queres ser merecedor duma resposta.
      cumprim/jteix

      Eliminar
    2. Exmo. Senhor
      JT

      Porque tenho educação e urbanidade bastantes, para além do bom hábito de nunca deixar alguém sem resposta, quando tal me é possível faze-lo, vou passar ao que de facto interessa.
      Chamo-me José A. Branco, resido na aldeia onde nasceram os meus pais, algures na raia de Bragança, local onde fixei morada em Janeiro de 1976, altura em que regressamos vindos de Lourenço Marques – Moçambique, país onde prestei o serviço militar de Janeiro de 1973 a Fevereiro de 1975, na área Tete, e integrado como 1.º Cabo num Grupo de Sapadores.
      Mais lhe quero dizer que não exerço actividade no âmbito da agronomia mas sim na da veterinária, cuidando do bem-estar dos animais, quer eles tenham quatro ou duas patas.
      Por fim, agradeço-lhe o abraço que me enviou mas, o que mais me interessava era a informação que solicitei.
      Cumprimentos
      JB

      Eliminar
  6. Caro JB Branco.
    Ora cá está, tal como seria desejável o JB declarou-se e até disse mais do que devia. Bastava dizer que era o José Branco, que foi 1º Cabo em Moçambique em 73/75 no Grupo de Sapadores nº???... Mas pronto, quis que se soubesse mais que um anterior e simples JB anónimo e não "agronomo", como salientou, embora a palavra estivesse entre-parênteses a querer dizer alguma coisa, (até parece que sou bruxo, agronomia/veterinária).
    Mas deixemos a retórica e vamos ao que te trouxe cá (os camaradas da "guerra", actualmente tratam-se por tu, independentemente do posto).
    A Medalha das Campanhas de África, assim se chama, é devida a todos os Combatentes do Ultramar, salvo os que por qualquer razão sofreram castigos mencionados na Caderneta Militar, aliás é na caderneta que vem mencionada a sua atribuição em: "Prémios, condecorações e louvores". Em principio deveria ter sido entregue no fim da comissão, mas por diversas razões não o foi à maioria dos militares. Passados estes anos, o Arquivo Geral do Exército, a pedido dos interessados começou a autorizar a sua entrega. Inicialmente demorou bastante tempo, eu estive dois anos à espera, agora tem sido mais rápido, é para aqui que deves pedir informação da demora. Também a Liga dos Combatentes, actualmente, já presta alguns esclarecimentos. Espero ter-te esclarecido, mas pouco mais havia a dizer.
    Um abraço e... não leves as coisas tão a peito. Se nos tens seguido, sabes que isto aqui é uma bandalheira, por isso se chama Bando.
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  7. Exmo. Senhor
    JT

    Agradeço a informação e a atenção dispensada ao meu pedido, pelo que só me resta reiterar os votos de que o Grupo tenha um bom Natal e um Ano Novo de 2017 cheio de venturas.

    Cumprimentos
    JB

    ResponderEliminar