sábado, 4 de junho de 2011

P.077 - O Bando e as Belas Artes

Pronto. Cá estou eu a entrar nas "intimidades" do que a Bandalheira quando tem um momento de sossego, anda a fazer. Agora foi na Faculdade de Belas Artes. Ca fica bem próximo do Cifrão. Mas que custa fazer levantar aquelas bundas das cadeirinhas, até que custa. Mas lá fomos indo por aquele Jardim do Palacete dos Braguinhas, apreciando os chavalos e chavalas, compenetrados no seu ofício. Uma meninota tratava de pôr no papel a figura da escultura, (diga-se de passagem bem reproduzida, o Bando apreciou) que sabe-se lá quem a fez. Logo em baixo, uma máquina de dobrar, oriunda de alguma gráfica. Saudades...

Um armário cheiinho de cabeças esculpidas. Só o nosso querido Presidente se dignou postar junto deste autentico Museu. Mas o Bando é assim mesmo. Só aprecia as belas obras de arte. Mas nada de recordações para a posteridade.

Mas nada escapa a estes observadores compulsivos. Diríamos que a escultura se chama Desespero. O Porquê ? Olhem só o que lhe fizeram às partes íntimas... E não foi o Escultor, de certeza...

Junto à estátua do Mandão - não sei se dá para ver a expressão e o dedo - O mini-Bando posou. À terceira foi de vêz. Sempre alguém passando enquanto a Nokia contava os segundos da ordem para a oblituração. ( Se esta palavra não existir, também não tem mal nenhum). Interessa é mesmo gravar para a posteridade a pôse da malta. Com o Mandão.

Outro Desespero estatuário. Neste caso feminino. Cozeram - ou será coseram ? - a racha da menina. Ou melhor. Não a abriram. Mas os inteligentes da Geração à Rasca desta Faculdade, para minimizar o problema, resolveram desenhar uns pintelhos (ou será pentelhos? - temos de perguntar ao 0% do Doutor Professor Catroga ). Obra asseada.

Esta cabeça, embora não sabendo quem foi o seu autor (aliás como todas as obras que por aqui estão expostas, não há uma única informação, embora saibamos que Oliveira Marques, Soares dos Reis, Teixeira Lopes e outros antigos alunos, grandes mestres, estão aqui representados, fica para a posteridade do Bando.





É bom conversar, seja do que for, neste ambiente. Quintino e Peixoto, num dos largos, assim o fazem.

Por vezes, para fazer uma foto, é preciso uma ajuda e de que maneira ela é precisa. Mas o bando não é maldoso.

Não é só passear, gozar da frescura das sombras. É observar o que nos rodeia. E o Bando sabe observar.

Não é verdade, caro Presidente ?

Uma aluna em perfeito estado consciencialisado de trabalho. Com tantas e tantos outros que por ali encontrámos.

3 comentários:

  1. Bandalhos

    A incursão cultural diz muito e mostra mais.
    É a intenção que conta e os Bandalhos carinhosamente querem mostrar que são "demonstradores" de que a Faculdade de Belas Artes tem muito que mostrar; aos evoluídos e aos casmurros que tentam testar quem é mais duro num frente a frente de olhos nos olhos (não é Portojo?).
    Também o Senhor Presidente Bandalho (ou será o inverso?) teve a "coragem" de posar para a vitrina/museu, o que nos deixa a deixa de ele ficar por lá, trocando a Bandalheira pela ordem.

    De resto, tudo, culturalmente, bem abandalhado, como é da ordem.

    Abraços e Bom Domingo.

    Bandalho (correspondente)
    Santos Oliveira
    (Que gosta de Belas Artes)

    ResponderEliminar
  2. Tá tudo muito bem feito e lindo não há dúvida,
    Foi mais um banho de "cóltura" sim senhor, só faltou o vinho e as azeitonas porque de fado percebe o Portojo e que bem ele "culta".
    Agora do que gosto mesmo é da foto das duas cabeças frente a frente e uma delas com ar apaixonado. Lindo!!!
    Ó Santos Oliveira, se gostas das Artes Belas, tu o dizes, agora essa de me queres pôr já na prateleira, alto lá que tenho tempo
    É já a seguir.
    O Museu Militar fica mesmo ali e a gente... até agora nada. Paga-se, (e não adianta dizer que é pessoal que deu o corpo ao manifesto!), mas á quarta é de borla. Talvez um dia... Santos da Porta, não são o Santos Oliveira, o correspondente.
    Um abraço
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  3. Uma boa reportagem das belas artes,todos ai a passear ,e ca nos ganhar informacoes e participar virtualmente dos passeios culturais,ecologicos,historicos,e assim sucessivamente,
    E admiravel a disposicao de todos que fazem parte deste grupo,sempre dispostos e animados nos passeios,e de deixar muitos jovens para tras,porque o que fazem em grupo e de admirar.
    As poses que alguns integrantes do bando fez diante das esculturas foram engracadas ,algumas das quais, ja meio degradadas em partes pela acao humana, ao meu ver.
    Um abraco a todos ,nao esquecendo de agradecer sempre o envio dos posts,a nos leitores.
    Ate a proxima data....boa semana.

    ResponderEliminar