quinta-feira, 16 de junho de 2011

P.079 - O Bando por terras de Gondomar

Dizem que é Aboínha, mas também pode ser Gramido. Para o caso não interessa nada, porque o que interessava mesmo era encontrar o Vigário, que fica lá escondido por trás da Fundição, quási em frente à Estalagem de Santiago. Depois de apanharmos o Luís Guerreiro em Campanhã, toca a marchar até ao Freixo e tomar a primeira camioneta que passasse. Para os interessados, a viagem custa 90 cêntimos, já com o desconto para jovens da velha guarda.

Entre a paragem na Fundição e o Vigário, descem-se uns 50 metros bem medidos, no sentido do Rio Douro. O Bando, na altura ainda reduzido, começou a calcular como iria ser no regresso...

Ultrapassada a descida e porque o rancho estava mercado para as 13, há que ir fazer horas e ver o Rio mais de perto.

Entretanto juntou-se à rapaziada o Kim Mendes Pum, cujos azimutes bem tirados, fizeram-no acertar em cheio no alvo.

Conta a lenda que o Vigário já vem de longe. Ou não fosse Gondomar terra de muitos Vigários. Incluindo o músico Valdemar, que canta e encanta no Mal Cozinhado. Mainada...

E já com o bandalho do Bioxene em cena, logo não gostou da mesa que havíamos (eu) escolhido, só porque corria uma aragem gelada à moda da casa. E vai daí toca a mudar a artilharia para nova mesa. Que também não serviu, porque entretanto o vento não mudou...

Finalmente com o pessoal bem acomodado lá para o interior e acabado o salpicão, chegaram as "tolas" fresquinhas. E porque o pessoal não tem medo do Ecoli, o pimento assado não podia faltar. O esquisito do Bioxene teve direito a bacalhau e para um desconsolado (eu de novo na baila) uma "febra" bem picante. A "pomada" foi verde da Lixa, branco, tinto e muito. Queijo e marmelada, bolachas de baunilha à moda antiga, cafés e bagaço(s), foram o remédio para os doentes crónicos. Sim, porque são mesmo doentes e nem podem ouvir falar em 2413 (a c.art. do Domingos Soares) pois ficam a olhar a admirados para o autor do dito pensando que me referia às minhas tensões...

Já em fase terminal (do repasto) a Senhora Vigário recordou o dia em que uns clientes esquisitos mudaram 3 vezes de mesa. Só por causa de uma aragenzita... No sentido contrário ao do movimento correcto dos ponteiros de um relógio normal, está o J.Peixoto, o Quintino Monteiro, O Kim Mendes, O Nandinho Bioxene, o ainda Presidente JTeix.45, o Luís Guerreiro e o J.Teixeira - Portojo para os amigos -.

O Sr. Vigário acertando contas, que é como quem diz, a pagar a comissão ao Bioxene.

Finalmente a paz. Os cinco que primeiro chegaram foram os últimos a partir. E porque era preciso fazer horas, meteram pés à estrada recordando os velhos tempos das marchas forçadas. Só que agora era para ser lenta. Muito lenta.

Durante um momento de descanso, um ciclista dá um Olá.

Ei-lo que dá meia volta e não é mais nem menos que o grande campeão e camarada Manel Graça. Isto sim, é o exemplo de um atleta de alta competição. Nada de comparar pancinhas, ok ?

Uma nova paragem só para apreciar os palacetes da zona e as belas paisagens do Douro.

Eis-nos chegados ao passadiço do Clube Naval Infante D. Henrique. Mais uma recordação com o Douro em fundo.

No Bar voltado ao Rio, enquanto se apreciam umas lourinhas para doentes e umas águas para os sequiosos, vemos passar os Barquitos que vêm lá de cima.

E porque daqui não saio daqui ninguém me tira, isto é, os pézinhos já não aguentavam mais, foi só atravessar a estrada e apanhar a primeira camioneta que nos deixasse nas origens. Claro que fizemos horas em Campanhã para entregarmos o Guerreiro ao maquinista do Norte Expresso para Tui/Spain. E porque era Quarta-feita e em Campanhã nada falta, lá fomos tratar com carinho uns franguitos. Sim, até porque o Guerreiro não podia ir sem jantar. Enfim, só uma coisita para aconchego.
E prontos. Lá se foi mais um dia da nossa vida. Aproveitar é agora, enquanto a crise não chega.

3 comentários:

  1. Então vamos lá que é uma pressa!
    O "ainda" presidente?
    Mas há anarquia no "reino" da presidência ou quê?
    Vou fazer de conta que...

    Adiante... É preciso dizer que a 2413 (a CART) dita assim nada tem de anormal, mas quando dita em determinada altura e soletrada em 24, 13, pensou-se que o dito do cujo estava a bater a "bota" com as tensões altas; e não era para menos atendendo ao tipo de remédio que se estava a aplicar, isto para não falar em efeitos etílicos que é um termo muito ao gosto do nosso querido Quintino.
    Prontos... lá vou eu ter que ver, ou seja
    "ouvir", outra vez o seu filme: "Rações de combate no t'ASCO" em reprise e vai no Batalha, mas como ele não vê este anúncio (é retrogado não usa as novas tecnologias) tou safo.

    Um abraço a todos os presentes e os ausentes não sabem o que perderam, mas principalmente
    um abraço muito especial ao Guerreiro.
    O Bando deseja-lhe boa viagem, mas não é para o ver pelas costas, é mesmo boa viagem lá para os confins do Canadá.

    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  2. Caros Confrades Bandalhos (ou será o contrário?)


    É entendido que as vossas tensões (de todos) estão muito altas. E isto devido ás contas do Vigário que vos deixou "empanzinados".
    Acho uma das Fotografias com Direito a Voto para se encaixilhar e colocar nas paredes da SÉde: é a de todos os Bandalhos á mesa.
    Também há um outro reparo , a bem da imagem do Senhor Presidente Bandalho jtei45. Que ele não apareça na frente das câmaras, de perfil.
    É que fica demasiado notório, né?

    Gostei da reportagem.

    Abraço abandalhado do
    Santos Oliveira
    (Bandalho por correspondência)

    ResponderEliminar
  3. Presidente que é Presidente ("ainda"?), não aceita criticas, manda criticar.
    Em casa do vigário, quem tem perfil não é o abade e muito menos o frade.con, meu caro "con frade" Oliveira Santos, ("o correspondente SO"), tem que ser o "Chefe Presidencial" a evidenciar o seu perfil, e está muito acima, do que habitualmente é o do vigário, do padre e do frade, na chamada "barriga de abade".

    Dito, criticado e abraçado.
    A Bem do Bando
    cumprim/jteix

    Ps: (o não político) Mas como estão a planear um "Golpe de Mão ao Estado" em que estou, estou a trabalhar para acabar com o "perfil" só para chatear os meus/deles opositores.
    jt

    ResponderEliminar