quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

P.28 - Assembleia Geral do Bando

A coisa começou mal. A hora da Assembleia aproximava-se. O David, "ganda" camarada, sempre disponível para dar uma boleia após a reunião semanal da Tabanca, enfiou-se por Matosinhos dentro, quando reparou que não era aquele o caminho desejado. Demos voltas e mais voltas e sempre entravamos em ruas que terminavam num edifício. Pois, e nem sinalizadas estavam com aquele sinal de Sem Saída. Extraordinário. Conclusão. Regressar ao Milho Rei e apanhar a marginal junto ao mar.
Mesmo com chuva chata, dava para meter a Digital Olympus 5 mgpl made in China fora do carro e sacar umas imagens para futuro de qualquer coisa. Nunca se sabe. Claro que a marginal prolonga-se por ali fora, e passa a Barra e segue depois junto ao Douro. Na Arrábida, quási não acertava no luminoso, só para mostrar a alguns que o David não passa no vermelho.
Deixou-me o camarada ali em Cedofeita, onde fui apreçar uns bonés que estão a bom preço. Penso eu de que espero fazer um negócio de exportação lá para o Douro superior. Assunto em estudo.
Continuava a chuva chata e mais um boneco em zoom quási a chegar a Carlos Alberto. Com a Velha Senhora a sobressair da neblina. Já pareço o Tê e o Veloso. "Cum" jeitinho "inda" me contratam...
Entrado em Carlos Alberto dei com umas árvores cheias de flores, branquinhas, mas gloriosas como o das Antas. Ainda há árvores assim, que "põem" flores antes do tempo, mas só no Pooortooo. As amendoeiras no Douro não contam para esta estória.
E dois passos à fente, passando pelo velho Palácio cedido temporàriamente ao rei da Sardenha D. Carlos Alberto, lá nos idos anos de oitocentos e antes do seu alojamento na Quinta da Macieirinha, e também pela estátua-homenagem do povo ao General Humberto Delgado, logo avistamos o centenário ...
Café ProgressoSede desta fanática associação.
Tanta deambulação conversatória (pareço o nosso Presidente a "falar"), que ia esquecendo o principal: a Assembleia Geral Mensal. E como tal, (este Português escrito até que é lindo, tudo rimando no geral, como fariam poetas, fossem eles Camões, Pessoa ou Manuel Reis) ia eu escrevendo, tivemos a presença habitual, embora de passagem, do Domingos da Cart 2412 e do Vasquinho das Águas, que por vezes também aparece na zona. Final(mente) ficaram registados para a posteridade e para que conste, se lavrou a presente acta onde se assinalaram as presenças dos ditos cujos atraz referidos e mais ainda do secretário geral Portojo dos canhões,e os representantes das carts 2410 até à 14: o presidente JTeix45, do vice Dias, do JPeixoto, do Quintino, do Bioxene e do enf. "Almeida", que ficamos a saber, saiu a picar não só bajudas mas "monteeessss" de estradas , que quási se encontrava dois anos depois com o Vasquinho. Registaram-se ainda, belas verborreias entre os dois, e em primeira mão, famosos encontros de "pénis" de mesa que ambos protagonizaram. E "mai" nada.
Encerrada a sessão há hora mais ou menos prevista, partiu-se a mesa e para o Turco na Filipa de Lencastre. Não adiantaram os argumentos de segurança, nem a prova da célebre comida, que o pessoal rejeitou como se fora um levantamento de rancho. Paciência, lá emborquei sozinho aquela xixa metida em dois pãezinhos tradicionais e de regresso por caminhos já picados, nem a uma cervejola tive direito para "amandar" pela goela abaixo tanta comida, degolotida enquanto subíamos de novo a Rua de Ceuta. Gerou-se a confusão habitual sobre qual o refeitório para o rancho e entre a Ribeira e a Churrasqueira das Antas, adoptou-se por esta última, onde costeletão que daria para uma companhia, foi arrasado sem dó nem piedade. Mas sobrou imenso. Cutou muito deixar ficar tanta carne.
Para a posteridade, nada se registou. O secretário geral esquecendo-se desses insignificantes pormenores que é de mostrar em foto os lateiros em forma, ninguém fica minimamente interessado em ver-se registado.
E pronto. Até sexta, se não chover. Ou até sábado, em Fanzeres, na Tabanca dos Melros. Digo eu.





4 comentários:

  1. Valeu, bem, a pena que o David tomasse um rumo errado, a atestar pelas imagens...

    ResponderEliminar
  2. Mesmo com chuva Jorge tua cidade é sempre linda demais,a árvore floridinha ,dá a impressão de neve...pois não é que o rumo errado ,rendeu belas imagens...rsrsrsrs...
    bravos meninos ,pois mesmo com chuva não se intimidam de honrarem os compromissos...
    Ao secretário geral "Portojo" meus parabéns...
    feliz dia !!!
    beijos e abraços,a todos.
    Da amiga.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Admor.
    Também com um nome desses, é dificíl entrares em qualquer lado.
    Espero que as Caldas não te tenham feito mal...
    Um abraço

    ResponderEliminar