terça-feira, 21 de outubro de 2014

P.149 - À Procura de... (4)

À Procura de...
Foram três post's publicados na expectativa de que alguém dos "nossos" nos encontrasse.  De vez em quando lá dá os seus frutos, como foi o caso de agora.
O Mateus Sousa num belo dia, quando não tinha mais nada que fazer, meteu mãos à obra e virtualmente descobriu-nos. Não é um dos... "...das Caldas à Guiné", porque foi mais longe... só parou em Angola. Mas como andou a bater os costados connosco nas Caldas e em Vendas Novas, o maralhal desculpa-o.
Se querem saber mais, vão ao post P.29 de 13 de Fevereiro de 2010, que ele lá, fartou-se de escrever nos comentários, (ao contrário de outros que cá andam e não dizem nada... feitios)   diz quem é e...
ao que veio.
Entretanto mandou as tais fotos impossíveis de ver lá mencionadas,
via e.mail.

Fim do curso CSM na EPA 2º Turno de 1967, imposição das divisas.









Estas duas fotos são a bordo do navio Pátria, no regresso de fim da comissão em Angola em Março de 1970.
Diz que além dele, Mateus Sousa, estão lá o José Ramalhete e o Fernando Pontes, alguém os reconhece?




No link em baixo está uma lista do CSM da EPA 2º Turno de 67, que também mandou.
Podem ver se constam dela ou não, clicando em cima,
se não constam, preparem-se que vão ser chamados... a pagar 20!




https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=145a193298&view=att&th=1492f6b4c8112b3b&attid=0.2&disp=inline&realattid=f_hzn8pipw1&safe=1&zw

Já agora, esperamos também uma foto actual, para ser reconhecido na ida ao Café Progresso e para ver se o que ele diz de nós também se lhe aplica, é que não basta dizê-lo, também é preciso... não parecê-lo.
Um abraço e até lá, na próxima e o próximo é no dia 12 de Novembro depois das 15H.
cumprim/jteix

15 comentários:

  1. Há coisas que demoram mas acabam por se realizar. Nada como um Presidente que põe tudo no seu sítio. Um abraço ao Mateus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É meu habito andar sempre com tudo no sítio, embora que!...
      Um abraço também para ele Mateus e outro para ti.

      Eliminar
  2. Já agora, não me lembro nada da imposição das divisas. Sei que as minhas e da malta que regressou no comboio, foi lá que as colocamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente também não me lembro nada disso, da cerimónia na parada e do desfile, sim, alíás a foto no P.29 é dessa altura, mas já não é o primeiro que fala nisso. Serão só os "mailindos"?...

      Eliminar
  3. Também não me lembro, aliás as minhas foram postas pelo sargento da 3º bataria da EPA, onde fiquei até ser mobilizado. O estandarte será da EPA? Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou o chamar por senhor por ser mais velho do que eu muitos anos.
      Para dizer que o meu pai foi cozinheiro na Escola Prática de Artilharia em 1965 e 1966.
      O meu pai diz que segue o vosso blog na casa do povo cá da terra há mais ou menos dois anos e diz que tem pena por cá na aldeia não haver velhos para falar da guerra uma vez que a maioria da malta imigrou para a frança para fugir dela e que também se ri muito com as vossas conversas.
      O meu pai tem dúvidas e diz que o estandarte se parece com o guião da fanfarra dos bombeiros ou com a bandeira da banda da música cá do concelho.
      O meu pai diz que quando vierem para estes lados para avisarem e diz também que terão cá à espera um presunto seis salpicões broa caseira e muito vinhinho do bom mas muito melhor do que aquele que me venderam na tasca do olho ali para os lados ds paragem dos combois em são bento.
      De momento é só isto.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ó Filho do Pai que foi cozinheiro na EPA. Podes dar a morada que vamos já tratar de uma excursão para tirar a prova dos produtos que o "velhote" tem à disposição da rapaziada.
      Ele não foi nosso cozinheiro (somos de 67) mas deve ter deixado bons apontamentos aos sucessores, pois em Vendas Novas comíamos muito bem.
      Ficamos felizes por saber que anda alguém atrás de nós. E o importante é participar.
      Portanto, deixa de ser anónimo e repito, manda a morada.
      Um abraço em nome dos Bandalhos, do Secretário General que acha que ainda está em exercício de funções.

      Eliminar
    3. Este filho da mãe... digo, do pai que foi cozinheiro na EPA, não estará a mangar connosco?
      Primeiro diz que o pai lhe disse que o estandarte lhe parece o guião da fanfarra dos bombeiros, (aproveito para dizer ao Zé Dinis que é o da EPA, já publiquei uma foto no facebook), depois diz que o pai tem lá não sei quantos presuntos, salpicões e muito vinhinho, mas não diz quem é e aonde vamos dar cabo disso tudo. No entanto diz que comeu no Olho perto dos comboios em são bento (assim mesmo com letra pequena, falta de respeito ao santo).
      Vamos esperar que o anónimo deixe de o ser.

      Eliminar
  4. Na parada só me lembro das palavras do Capitão Branco. E ainda hoje as guardo. Mas contra fotos não há argumentos.
    Mas fiz como o nosso querido Presidente manda e fui ver à "Cardeneta" a qual diz que passei a 1º Cabo Mil. em 25.Set.67, data em que entramos no Gaca. (os que lá entraram).
    Curiosamente li outra coisa (estou roubado): Que tive "condições a que satisfaz para a promoção ao posto imediato" Para Furriel Mil. Escola de Recrutas em 24.10.67 por equivalência a dois períodos completos de instrução básica.
    Essa tropa é que a sabia toda para não nos dar um dinheiro a ganhar. E andamos nós mais de 8 meses - alguns mais - a ganhar a fortuna de 90 escudos por mês. Será que podemos pedir estes retroactivos ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que diz lá, mas diz mais: Para 2º Sargento Milº - Esc de Rec em 16/2/69, por equivalência a seis meses de serviço consecutivo em Unidade Operacional. Ora isso ficou só... na caderneta.

      Eliminar
  5. Caro Jorge Portojo, poderemos saber as palavras do nosso Capitão Branco que guardas com tanto carinho. Obrigado Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um período difícil para a vossa vida, mas para vosso bem. Nunca vos deixeis abandalhar.

      Eliminar
  6. Obrigado Jorge, realmente merecem ser guardadas. Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ó meu senhor.
    Então vocemessê pensava que eu ia meter dentro das portas tantos homens só para comer e beber ainda se fosse para trabalhar.
    Eu pensava que me íam dizer obrigada mas que não vinham.
    Vou dizer ao senhor que escrevi outro dia aquela carta para o meu pai se calar e deixar de me chatear mais ele que peça á menina da casa do povo e que escreva o que quiser
    Eu tenho muito que fazer tenho muito trabalho que começa muito cedo para pensar os animais e tirar o leite ás vacas e ás ovelhas e depois dar de comer aos porcos e aos bichos e amanhar as leiritas e se não fosse a ajuda da minha santa sogra que vai com as ovelhas para monte e a minha mulher ajudar nas lidas eu estava com a vida estragada.
    Já disse ao meu filho para esconder do avõ o magalhães que não foi a escola nem a cãmara que lhe deu foi dado pela tia que é irmã da minha mulher e que custou uma pipa de massa e foi quanto me custou o que lhe demos em troca pois a minha cunhada e o homem dela levaram o atrelado a modos parecido com o do meu trator mas um pouco mais pequeno cheio pra suiça ele foi batata azeite cebola muita fruta só presuntos foram 4 salpicões e chouriços feitas pela minha mulher que até lhe perdi a conta mais 15 garrafões de vinho tinto e 10 de vinho branco mais 1 garrafão de bagaço do bom feito por mim e por aí fora.
    Também já disse ao meu filho que tem 14 anos e é fino que nem um rato e sabe mexer no computador como ningém para o guardar e quando o avõ perguntar por ele para lhe dizer que o computador é para estudar e que ficou na escola.
    Obrigada e passe muito bem porque sou uma pessoa muito bem educada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode guardar a sua educação. Somos um bando mas respeitamos as pessoas. Nunca entraríamos pela sua casa sem autorização. Mas estou em acreditar que é tudo conversa fiada o que o amigo escreve

      Eliminar