terça-feira, 28 de janeiro de 2014

P.131 - TOUR MUSEU FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Texto do Camarada Tavares

Bendita a hora em que o Presidente e o Secretário do Bando do Café Progresso, das Caldas à Guiné tiveram a ideia para visitarmos o Museu do Futebol Clube do Porto.
Chegado o dia combinado (23.Jan.2014) reunimo-nos na histórica Estação de S. Bento.
Era o princípio da história e estórias dos combatentes do Comando T. I. da Guiné.
Feita a chamada, tarefa que o Secretário não dispensa, verificou-se que faltava um “bandalho”. Aguardamos mas notícias deste foram nulas.
Iniciamos a caminhada para a Adega do Olho a conversar, rir e os mais folgazões brincando entre si. E porque não? Os “bandalhos” gostam de transformar-se em meninos.
Almoçamos tripas e veio à ideia um monumento que existe no Jardim do Calem e os estaleiros de Lordelo do Ouro que associamos aos descobrimentos dos Portugueses.
Foi um almoço de camaradagem, alegre e demorado o que levou alguns “bandalhos” a desistirem da ida ao museu.
Finda a refeição tirou-se mais umas fotografias e rumamos para o Metro com destino ao Estádio do Dragão.
O Vasco estava à nossa espera e conduziu-nos à saída mais rápida para o Museu.
À entrada do Museu simpáticas jovens perguntaram-nos a idade e se éramos sócios.
O bilhete de entrada (foto) tem diversos custos. Dentro do museu havia outros empregados sempre solícitos a qualquer pergunta. Jovens que mostravam alegria nas funções que exerciam.
A visita foi muito agradável. Recordamos jogadores que conhecemos nos anos de 1950/60; centenas de taças e entre elas a TAÇA ARSENAL; uma bola em couro; cromos de colecções de jogadores; livros tipo A5 com a história individual do jogador; o assobio que Pedroto utilizava nos treinos; a caneta com a qual Jesualdo Ferreira assinou o 1º contrato com o F.C.Porto; uma baliza com as medidas reais; Hall of Fame; Comendas; Hino do F. C. Porto; recortes de jornais; fotografias; livros; primitivos rádios usados nos relatos de futebol; uma câmara de reportagens da RTP; etc… etc.
É de realçar a qualidade da holografia do Presidente. Uma das imagens tem um dos seus cockers a ladrar e com as patas a procurar a atenção do Presidente.
Dizia uma criança: “Olha o Presidente” e teimava com o familiar: “É ele!”
Convenceu-se que era uma imagem quando esta desapareceu e só vê o sofá onde estava sentado o Presidente a falar.
PORTO, CIDADE E CLUBE estão patenteadas no Museu.
Os “bandalhos” perpetuaram a sua visita com fotografias junto à Estrela de cinco pontas indicativas dos continentes, digo eu.
E assim acabamos uma visita realizada na companhia de camaradas combatentes de cinco estrelas.
Até à próxima viagem! Desde já faço-me convidado.
Na pessoa do Excelentíssimo Presidente envio um abraço ao digno Bando.

António Tavares

1 comentário:

  1. Eu já tinha dito e repito para que não hajam dúvidas, sem retirar uma virgula, como dizem os sacanas dos políticos quando nos querem chatear:
    "António Tavares, não foi o Presidente que teve a ideia, foi o Secretário General, aliás as grandes ideias vêm sempre dele, o Presidente só está cá para presidir e mesmo assim já faz mais que o "outro" que diz que é o presidente de todos. O seu a seu dono, que é como quem diz o Secretário não fez mais que a sua obrigação, por isso foi promovido a General, disse.
    De qualquer maneira está bem comprido... digo, explanado o comentário.
    Um abraço."
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar