segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

P.127 - O Bando e os Presépios

Devidamente programada com uma antecedência substancial de 15 horas, resolveu o Bando terminar o Ano 2013 com uma visita Cultural e Heróica (só por causa do tempo) aos Presépios da Cidade.
A Igreja dos Carmelitas é a do lado esquerdo.
A do lado direito é a do Carmo.
É assim que o meu Povo as conhece e mai'nada.
O guarda-sol fechado por causa da chuva e vento é da Confeitaria Primar, onde o querido Presidente nos queria levar a tomar um café só para vermos as fotografias da família, antigos proprietários da casa. Que afinal já não existem. Os actuais donos não devem ser saudosistas.
Porque o tempo não estava para andanças, ficámo-nos pela Exposição da Igreja dos Carmelitas. Sem dúvida, merecedora de ser vista. Diga-se de passagem que o Bando só teve conhecimento dela por casualidade. Não havendo divulgação que chegue a todos os lados, não se pode saber tudo. 
Mas o Bando descansa, pois tem um secretário-general que leva a papinha pronta onde for preciso.
 A recordação da praxe à entrada da Igreja. Atrás de nós está um enorme Presépio.
Esta máquina do secretário é um espectáculo. Caté trabalha sózinha
A proposta seguinte foi para ver o Presépio do Bolhão, onde estaríamos resguardados do tempo que não do desmoronamento do Mercado, salvo seja.
O Presépio até está bonitinho, cheiinho de luzes, mas quando nos aproximamos, zás, apagarem as ditas.
Por unanimidade e cheios de penas húmidas, fomos molhar o bico e aquecermo-nos com um Douro valioso no tasquinho que estava ali mesmo à mão, melhor dizendo, da patinha.
Caféses sem bagaço completaram o aquecimento na Christina, onde uma gentil colaboradora nos fez a última foto do ano.
Um outro Presépio estava em exposição na Casa dos Sabores. Antes da recordação e enquanto o Quintino comprava uns figos, regista-se uma raridade de Barca's Velha's. A da esquerda, que aqui o secretário-general já havia apresentado ao amigo Júlio e ao seu filho Filipão aquando das suas recentes visitas à Invicta e ao Norte, será vendida a quem der 600 e muitos euros.
Cá está o Presépio referido e como se pode ver muito bem ornamentado.

Lembra-se aos Bandalhos que a próxima reunião ordinária é só no ano que vem. Concretamente a 8 de Janeiro.
Pode acontecer que haja alguma extraordinária, mas ós póis besse.
Deseja o Bando a todos os amigos e camaradas Felizes Entradas em 2014. E esqueçam o ano que acaba daqui a 25 horas, 9 minutos e 16 segundos. Mais coisa menos coisa.
Presentes nesta gloriosa passeata os 5 J's + 1 Q. A saber, João Encarnação, Joaquim Silva, Jorge Presidente, Jorge Peixoto, Jorge Portojo + Quintino Monteiro.



6 comentários:

  1. Bom ano amigos bandalhos,e um feliz 2014.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo cancela bandalho, tudo com letra pequena. Mas arrebita que está na altura de crescermos com letra grande para fazer o tal "feliz 2014".
      Boa Ano também para ti, se os "gajos" deixarem e a gente quiser.
      jt

      Eliminar
  2. Amigo Portojo, na Confeitaria Primar já não existem as fotos na sala que antigamente era um grande "salão de chá", mas existe na entrada um grande painel com o meu tio Henrique em grande destaque, o seu a seus antigos donos.
    Quanto ao "secretário general levar a papinha pronta", não faz mais que a sua obrigação, por isso foi promovido a General com muitas estrelas... de Natal, meu General, de Natal!
    Continuação de Boas Festas e entradas Boas, que o Ano não sei se será, mas... a ber bamos.
    Um abraço
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  3. Uma bela ideia para completar esta Quadra festiva e reunir, em boa harmonia, esses grandes amigos, companheiros de jornada. Parabéns ao Grupo sempre tão fiel a si próprio. Parabéns ao General de Natal cujas estrelinhas são muito bem merecidas. Desejo para todos muita saúde pelo ano fora, pois é ela a mola mestra para concretizar projectos. Assim sendo, um Feliz 2014 com base na união.
    Bem hajas, querido amigo Jorge, por tudo o que fazes e partilhas. Bem haja a todos os que colaboram.

    Um abraço apertado :)

    Carminho

    ResponderEliminar
  4. Bom fim de Ano de 2013 ..Boas entradas no Ano Novo de 2014 e continua com esse vigor ...de gente gira e útil há sociedade..pelos belos momentos de teus Blogs..beijinhos e.boa sorte tua admiradora... Zirita de Brito:: ...

    ResponderEliminar
  5. Com os "presépios" apresentados nesta reportagem, até o mais empedernido ateu se converte de imediato!
    Gostei particularmente do presépio "Barca Velha" e está pois explicada a fotografia do senhor General com a sacola a tiracolo! Sempre atento, lá conseguiu ao longo do ano reunir moedas suficientes para comprar o cobiçado tinto. O senhor General cantou nas ruas da Invicta durante alguns meses a quadra "presepial" que de seguida aqui deixo:

    Um tostãozinho pr'á malta
    Ponham aqui no meu bornal
    Para a Barca Velha mamarmos
    Logo a seguir ao Natal!

    Que lhes tenha feito bom proveito! Por falar em proveito, aproveito a oportunidade para deixar um abraço Amigo a todo o Bando e expressar votos de um óptimo 2014, com muita saúde, para toda a malta Combatente.

    Vasco A. R. DA Gama

    ResponderEliminar