quinta-feira, 14 de novembro de 2013

P.122 - 13.Nov.2013 - O Bando em dia de A. G. O. recebe visitas de alto gabarito

Um Bando Anormal (depois explicam-se os porquês pois ficaram registados em Acta - ou será Ata ?) reuniu conforme mandam os estatutos -redigidos pelo Presidente Teixeira, sublinhe-se mais uma vez- na sua sede no Café Progresso a partir das 16 h.
Como o secretário técnico e futuro candidato a candidato à Presidencia Bandalha foi o último a chegar, e já passava muito da hora marcada para o começo da reunião diga-se de passagem, a dita só se iniciou a partir desse momento.
Mas só após o mata-bicho com a loirinha e as torradas da ordem.
Colocada a Ordem dos Trabalhos em Ordem, o Presidente deu voz ao Quintino Monteiro. O orador começou por colocar a Visita do Bando ao Museu do FêCêPê, assunto que não foi votado mas deixando a oportunidade para o regresso do Fernando Súcio. A quem desejamos umas belas e felizes férias.  
O tema seguinte foi apresentado pelo Presidente, para perguntar se faltava muito para acabar a Reunião. Muito bem exposto, mereceu a atenção especial do Silva Ferreira, mais conhecido pelo Zé de Catió, novato nestas coisas abandalhadas, e a audição concentrada do Moreira, mais conhecido por Admor. 
Também abandalhado terá ficado o Mano Velho Carvalho, depois das palavras elogiosas que lhe foram dirigidas pelo 2º secretário Peixoto. 
Registado na tal acta ou ata, os votos que desejamos a este querido amigo e camarada do rápido restabelecimento do seu mano. E enviamos através dele um abraço de saudade ao Mano António, agora liberto do regulado de Medas. 
O ponto a seguir foi a marcação do Tacho do dia simbólico de Natal. Muita discussão em que todos os presentes botaram faladura. Antes disso e para não passar ao esquecimento, a foto dos Bandalhos presentes na Assembleia.
Prosseguindo, ficou registado em Acta (ou será Ata ? ninguém é capaz de explicar ao secretário técnico como se escreve para evitar possíveis erros ?) a discussão de duas hipóteses e as suas razões:
1. a) Porque a vida está cara; b) Porque há Bandalhos com imensos compromissos almoçarais e jantarais no mês que se avizinha e por conseguinte, a falta de datas disponíveis; c) Por um convívio alargado a outros ex-camaradas; d) Enfardar por 20 Paus. e) Não haver mais preocupações com escolhas de Restaurantes, Menus e essas cenas que dão um trabalho logístico que só o Presidente e o Secretário-Técnico sabem.
1.1 Assim, a escolha recaíria em Almoço no Restaurante Choupal dos Melros - sede da Tabanca dos Melros, em Fânzeres e que o Bando já conhece bem - no dia 14 de Dezembro.
2. a) Porque o próximo dia da Reunião do Bando é a 11 de Dezembro alvitrou-se outra hipótese: b) Almoço nesse dia; c) ou Jantar idem, na medida que coincide com a Reunião Ordinária do mês de Dezembro. Ai não abdicamos - antes ou depois - da nossa sede.
3. Nos termos discutidos e aprovados e exarados nesta Ata (ou será Acta), o Senhor Presidente Teixeira fica responsável pela logística.
Portanto, através deste comunicado, estão os Bandalhos e Abandalhos convidados a dar a sua opinião. Os meios para a dar são por demais conhecidos.
Artilheiros e não só, força no objectivo. Pum
Seguiu-se o final da reunião com o chegar à frente, cada um paga o seu e ala para novos rumos
Um dos poisos habituais de fim de dia para relaxar das reuniões atribuladas como são todas as do Bando, é a Churrasqueira as Antas. O Zé Catió queria peixe por causa de qualquer coisa a que faz bem. Acabamos por não entender mas também não interessa. Peixe só Bacalhau mas isso só lá mais para a frente. Agora vai - foi - o queijinho e as azeitonas.
O Peixoto queria Frango. Mas um inteiro só para ele. Prontos, concorda-se, vem um frango como é habitual para aperitivar e ós pois vê-se. Depois outro e outro. O Peixe dito Bacalhau esquece-se. O Peixoto nunca mais acabava de comer frango. Garrafas de Verde branco começaram a furar, as loirinhas boa companhia até ao fim.
Saem as fotos da praxe e aí começa a confusão. Não é que a nova máquina do Bando regista o local rigoroso onde estamos ? Mas se ela não está programada, e bem pode dizer o camarada camareiro que é do roter que está no edifício, eu não me convenço. Escrito na pantalla está Churrasqueira das Antas. Como adivinhou a máquina, será que é bruxa...?????

O Presidente com a sua sabedoria diz que é a mesma coisa como ir procurar ao Google e lá está tudo. Ó Presidente, digo eu, será que o Verde estava bom ? Ou a Mona já está quente ? No Google pesquiso e leio o que lá colocam. Na máquina não coloquei nada e não pesquisei nada. Apareceu e pronto.Imaginem abrir o vosso PC e aparecer uma gaja muita boa tipo daquelas que os Gatos Fedorentos falavam...
A coisa prolongou-se após os palitos, as tortas e os molotoves, os cafés e os uisquies. Para o Peixoto era o seu dia dos desejos. Só do velho e mai'nada. E fomos postos na rua.
Junto ao Ecoponto da casa da ministra das Finanças de Fernão Magalhães,  a coisa aquece mais, apesar do frio da noite. Não sentimos os 8 graus, porque 12 tinha o Vinho e uns 40 os uisquies. Mas se aparece numa máquina não programada a casa onde estivemos, imaginem o que fazem os espiões Russos, Americanos, Chineses e por esse mundo fora. Saudades da PIDE, porque pelo menos a esses conhecíamos as trombas. (Digo eu e não foi registado em acta).
O Zé manda-nos dar uma grande volta e pergunta como vai para casa. A única mente sólida é a minha que contrariamente à opinião geral lhe digo para seguir em frente, encontra o Dragão que o levará nas asas até à entrada da auto-estrada, que é já ali.
Ele concorda porque a carrinha já conhece esse caminho, sem perigo de minas na picada.
Ó Zé, já chegaste ? Manda um aerograma pelo próximo correio.
O Dia do Bando terminou mas antes, ainda registamos com prazer que a nossa sede Café Progresso foi referido no Canal da História do Porto Canal do dia 12. Bem assim como a Confeitaria Primar do tempo da família do nosso Presidente e onde ele foi grande colaborador e impulsionador do bem estar e receber daquela casa. Era frequentada pelas universitárias prá-frentex dos anos 60 e muitos. Do século passado, claro. E quantos corações derreteu o galã, naquela época, só a história saberá.

3 comentários:

  1. obrigado ao bando para a próxima contem comigo.
    um grande abraço para todos os nossos bandalhos.
    até breve,vou acabar de arranjar os trouxos.
    Fernando Súcio

    ResponderEliminar
  2. Esta acta (que não ata nem desata) está dentro dos conformes estatutários do mui digno e exemplar grupo dos bandalhos "progressistas". Apenas falta o registo da tal máquina espia que não mais foi ligada, para que ninguém saiba por onde anda o Secretário Geral..

    ResponderEliminar
  3. Deixais-me com uma inveja tremenda.Abraços p todos.

    ResponderEliminar