quinta-feira, 31 de outubro de 2013

P.121 - O Bando foi à Tabanca do Centro

Uma Proposta do bandalho Súcio durante a última Tabanca dos Melros, aceite por unanimidade, obrigou ontem o Bando a madrugar para atravessar a Ponte e as várias Fronteiras que por estradas desconhecidas nos levariam ao Centro de Monte Real. Desarmados.
Na cercania do Hospital de S. João, mais concretamente junto a uma das desactivadas estações terminais dos Transportes Colectivos do Porto, - aqui não se inclui a da Quinta do Ambrósio, em Gondomar, porque, embora tenha valido milhões (ganhos) a alguma, pouca, gente e muitos custos aos contribuintes (pobre Povo) até dar com um pau, mas isso não interessa para nada ao grupo guerrilheiro chamado Governo e a outros chamados Tribunais e ainda muito menos à Administração dos STCP, foi o terreno desactivado de minas e fornilhos, mas continua inútil.- ficamos a aguardar o Fernando Súcio, que segundo as últimas informações já tinha atravessado o Marão.
Enquanto esperávamos, passavam ambulâncias a caminho do Hospital, roncando as suas sirenes na estreita estrada chamada da Circunvalação interior. Carros a desviarem-se para cima dos rails outros para cima de nós, deixando um corredor de passagem.
Diz o Peixoto e muito bem, se há uma faixa central enorme a dividir as duas vias - As interiores e exteriores da Circunvalação, porque não criar por aí o caminho das ambulâncias ?
Fica o apelo à Câmara (ou Câmaras ?), às nóveis Freguesias, às Estradas de Portugal. Quem for o dono do espaço que se amanhe. Não durmam sem serviço.  
E o Súcio chegou mais o seu belo carrinho e aí metemos as rodas ao caminho.
Embora rezando, atravessamos a Ponte do Freixo. Não com medo dela cair, mas como íamos para a terra de lagartos e lampiões toda a ajuda é boa.
O grande artista de interiores (claro, o querido Presidente) fazia as suas grandes reportagens.Reparem, queridos camaradas, amigas e amigos, simples leitores, no espelho retrovisor.
Em Pombal, após o cafézinho de um euro e tal - o tal é porque não me lembro se foi 10 ou 20 cêntimos. Como gamam estes concessionários monopolistas - merece uma foto para recordação.  
Depois de volteadas as 36 rotundas entre a saída da A1 e até encontrarmos Monte Real, incluindo as dos caminhos secundários - meu Deus, como se rouba neste País em obras público-camarárias - qualquer coisa como uns 30 Km. chegamos ao ponto de encontro. O velho Café Central, como nas histórias de antigamente.
Lá estavam velhos camaradas, uns já conhecidos, como o Sardinha, o Vasco da Gama, - recauchutado de fresco, limpinho - a Gisela, o Miguel aviador (o da aventura do Neca Quelhas).
Outros que nos conheciam só de nome, e que nome segundo exclamavam em voz sussurrada, não acontecesse o Bando começar a distribuir uns Dragões a torto e a direito.
A barriguinha de segurar violas e cavaquinhos do David, sempre em grande forma; O Lobo huuuuuuuu distribui convites e lá estaremos.  
Ora pois, já tinha chegado o Zé Ferreira, todo desarmado para ninguém pensar que eram reforços bandalhos.
Estes Centristas não têm horas. Como estão ao pé da porta, julgam que quem faz 300 e 200 km ou mais, não precisa de comer. Mas enfim, lá se mexeram calçada abaixo.
Afinal, a lateirice acaba por acontecer. Igual em todos os lados. Eram quási duas horas. Íamos morrendo. Dasse...
Um cozido farto deveria acabar com as barrigas mais encolhidas. Nas travessas, saborosas couves brancas, batatas, nabos e cenouras cozidas com as carnes. Chouriços, morcelas de arroz, farinheiras, enfim, juntos e juntas com orelheira, toucinho gordo, mafioso para o colesterol mas uma delícia na boca. E mais uns chispes e pezinhos do bicho Tó, ou não estivessemos na terra dele; Mas a carne de vaca (ou de boi que para o caso tanto faz ) era racionada, distribuída à priori. Cada naco era mais uma refeição, a gordura daria uma geleia gloriosa, melhorando o paladar desse bicho ou bicha nobre que não deve ter passado mal em manjedoura especial.
Excelente será pouco, mas por agora serve.
Depois há sempre as velhas conversetas. Uns lagartos quiseram meter umas bocas mas foram condicionados. Um lampião da extrema direita baixa, mostrou a radiografia sobre o que lhe fizeram, algures, em qualquer centro Dragoniano. Coisa miserável.
Términus e uma foto de um bandalho anónimo.
Lopes e Lopes deseja-nos boa viagem. Obrigado camarada. E se encontrares caminhos para Norte, já sabes, estamos cá.
Também como nos contos antigos, talvez do Eça e das suas comidas caseiras, a Pensão Montanha merece visitas. Amabilidade; bom e completo e farto cozido; pomada razoável, saborosas sobremesas. O café e o bagaço não são lá grande coisa, mas o Súcio foi prevenido e matamos o bicho a muita gente boa... Camarada é isso mesmo.
Uma foto perdida, mostra o secretário técnico Bandalho - eu, je, mois, - a distribuir a tal pomada que o Súcio generosamente transportou estilo candonga, enquanto o Presidente Mexia Centrista botava faladura. Parece que os Presidentes, eles os hão em todo o lado e até na República, se esquecem que ninguém lhes liga nada enquanto houver uma branquinha transmontana a rolar.
Foto de autor desconhecido, mas segundo a espionagem norte-americana, parece que é Moreno o seu nome; Não pagamos direitos de autor fica desde já a saber.
O Bando queria meter rodas a caminho; o Lobo e o David não entraram nas tangas e puseram-se ao fresco; o Zé Ferreira foi na frente para picar a estrada e acabar um serviço que ficou em meio. Pensamos nós de que...
Desorganizados, o Bando não atinava se se seguiam as enguias de Aveiro ou o Leitão da Mealhada. O Presidente, não ata (ou será acta ?) nem desata (ou será desacta...) O Peixoto e o Quintino é só guiões para filmes fora de época. O Súcio só diz que não tem pressa.
Até que, saltou um click e zás, Cantanhede, é para os Leitões. Nem que sejam chineses. Há os que acreditam e os que não acreditam. Eu sou do sim.
Como tudo que não é organizado, lá fomos conhecer uma linda terra, passando-lhe pelo meio. Outros meios seriam tão bons, mas é tarde. Não dá para parar e vamos em frente. O Zé espera-nos. Mais de 40 km sem proveito, até que é aqui. Já tá...  
Bem enquadrado, o Bando posa para a posteridade. Olhai, como estamos alegres.
O Zé pediu um champanhe tinto, que diga-se de passagem, não faz febre à loirinha. Um pãozito e azeitonas sem deixarem grande marca degustativa.
Veio o bicho, um kilo disse a simpática hospedeira. Desenxabido, a acompanhar um molho super picante, detestável. Talvez para esconder o paladar do dito bicho. Se não era chinês não andava longe. Mas porque será que sou bruxo ? E o Bando até gosta de coisas picantes. As batatas fritas às rodelas gordurentas e de paladar pouco agradável. Para esquecer.
Parece que a alegria do Bando não era muita. Salvou a da simpática hospedeira. Mas paciência.
Ainda por cima o camarada Súcio teve um desarranjo na máquina. Mas parece que foi resolvido. Estamos à espera da confirmação.
Sabe quem nos conhece e quem nos lê, que o Bando não regateia elogios quando gosta de comidas. Sejam simples petiscos, sejam de faca e garfo.
E faz sempre a sua publicidade às casas e aos empregados e aos patrões quando merecem.
Neste caso do Leitão, deste leitão, não é o caso.
Mas não estragou o nosso dia.

17 comentários:

  1. Ahhhh!... grande convívio, muito saudável sob o ponto de vista anímico. Ai, amigo Jorge, essa descrição do cozido fez-me engolir não sei quantas vezes! :) Bem haja pela boa reportagem e pelos momentos de prazer proporcionados.

    ResponderEliminar
  2. É claro que ficámos muito satisfeitos com esta vinda do Bando a terras do Centro. Que possa ter continuidade! Agora irem lanchar noutro sítio logo a seguir faz lembrar que o cozido não era assim tão farto como refere o repórter,,, ou então que o Bando é de muita alimentação...
    Abraço cá de baixo, Miguel Pessoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel, o Bando é tudo ao mesmo tempo, além de se alimentar bem. Mas repara caro amigo, fizemos mais de 60 km. Nas achas que era tempo de meter combustível ? Obrigado pela recepção e um abraço para os Centristas.

      Eliminar
  3. E foram muito bem vindos, sim senhor! Até porque sempre me fizeram companhia, porque aqui por estas paragens sou um solitário "dragôn"! Então iam ao leitãozinho e saiu-lhes cãozinho??? Ora bem, preparem lá as máquinas e apareçam outra vez para o almoço de Natal que será como sempre na última quarta feira de Novembro. Grande e amigo abraço. Joaquim Mexia Alves

    ResponderEliminar
  4. Bela reportagem, como sempre,do nosso amigo Portojo.tive pena de não estar entre vós,talvez para a próxima.Quanto ao leitão,nao queria ser má língua,mas foste ao pior sitio para comer o dito.Tambem já enfiei nesse local.Para todos o meu abraço de amizade.......zé manel cancela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavras consoladoras, Caro Cancela. Mas como disse, sou bruxo para umas coisas, não para todas. E a escolha foi apenas por casualidade, nada estava projectado.

      Eliminar
  5. Parece que o Bando é de muito alimento... Fizeram 60 Km dizes, mas foram a pé? Então vão comer para casa apre...
    Bem, vamos agora à parte séria, por mim gostei de os ver por cá, por terras mais a Sul, quer dizer, mais ao Centro.
    A comida também vos agradou, tanto melhor, podem aparecer mais vezes que serão tratados por estes Leões e Águias da mesma maneira, até porque o presidente, régulo ou homem grande, pelo menos maior que eu, também é Dragão, mas que fazer senão aturá-lo.
    Boa reportagem.
    Um grande e forte abraço,
    Belarmino Sardinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belarmino Sardinha, por experiência própria, ligeiríssima, diga-se de passagem, que cá em cima, fazem-se intervalos para abastecimento como muita frequência. Ou reclamas porque foste mal "servido" ?

      Eliminar
  6. Resposta geral aos comentaristas e em particular para...
    Na minha qualidade de Bandalho, acima de tudo... e de todos, agradecer ao Portojo na sua qualidade de Secretário General, a reportagem e que não seria de esperar outra coisa senão aquilo a que já nos habituou... bem reportada e bem fotografada.
    Para o Miguel Pessoa: - Então não sabes que o dia começa ás zero horas e só termina ás 24 e que no intervalo as "Pessoa's",mesmo as que não são "Miguel", têm que meter para o Bando'ulho para sustentar as barriguinhas? Ora essa!...
    Para o Joaquim, que nunca Mexia no nosso blogue, finalmente meteu o Alves ao barulho só para dizer que também é dragon i e acha que nós andamos a comer gato por lebre que é como quem diz cão por porco, o que não é verdade, o que acontece é que lá para aquelas bandas já chegaram os "cheneses" a vender leitões contrafeitos e ao desbarato.
    Para o Cancela: - Não se pode dizer que foi muito mau, já comi pior lá para aquelas "Floresta's", restaurante de seu nome, claro, mas... são os asares da vida... e do leitão também. A barriga ainda cheia do cozido também faz a diferença.
    Para o Belarmino: - Podes crer que o alimento é o que nos alimenta. Também gostamos de nos ver lá, mas também gostávamos de vos ver cá.
    Abraço para todos, beijinhos para as senhoras e...
    quem gostou, gostou, quem não gostou que gostasse.
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  7. Pela descrição desta "Odisseia", a vinda do Bando Nortenho às terras do Centro, para visitar a Tabanca com os seus camaradas e degustar o saboroso e farto cozido da Srª D. Carlota na Pensão Montanha, acrescentou por certo uns bons momentos de convívio, à animação habitual desses encontros. O que não é habitual é estar a distribuir uma (pinga especial) durante o discurso do Amado Chefe. É desculpável pelo adiantado do hora!.. Foram de novo comer a meio de percurso? Depois queixem-se das (barriguinhas proeminentes ou da subida do colesterol) e ainda por cima comer "gato por lebre". Amigos não me conhecem mas algum dia nos encontraremos. Espero que não fiquem zangados por esta (piriquita camariga), vir aqui também, meter a colherada. A culpa é do Miguel, o tal piloto que também quis em tempos dar um saltinho de paraquedas e que me deu a conhecer o vosso Blogue. Gostei de ler esta vossa prosa. Desejo-vos que continuem com muita saúde e boa disposição. Um abraço para todo o Bando. Mª Arminda

    ResponderEliminar
  8. Acabo de ler um naco de prosa ,acompanhado de uma reportagem com marca na ourela,que é como quem diz, made by, Jorge Portojo,que recomendo vivamente a todos os camarigos que possam hipoteticamente desconhecer este qualificado artista da fotografia.

    Portojo...,camarigos, o Jorge Portojo, retrata o Porto cidade com os seus monumentos, jardins, museus e toda a arquitectura que a nós "tripeiros" e gente da sua zona metropolitana, marcou durante uma vida... aconselho pois uma espreitadela neste trabalho para ficarem fregueses...

    Mas vamos então à reportagem relacionada com a visita do bando do café Progresso a esse Éden que tem sido cantado por muitos combatentes como a ilha ( não dos amores,evidentemente, mas da vitualha...) onde o cozido, de tão afamado, já conseguiu transpor as fronteiras deste rectângulo na parte ocidental da Europa,chegando à frígida Lapónia ,onde o conhecido régulo local, Zé Belo (portuga de nascimento mas com uma presença de muitas décadas naquela zona das renas donde o Pai Natal todos os anos abala para gritar aos europeus e ao mundo em geral o seu famoso oh,oh,oh... ) não resistindo aos odores do dito,pòs pés ao caminho para o provar... Acabaria por repetir... se morasse perto,imaginem o que seria...

    Mas voltemos ao bando...

    Desafiados pelo Súcio, de acordo com Jorge Portojo, decidiram alguns dos seus membros aproveitar o dia 30 deste Outubro passado para se apresentarem em Monte Real como candidatos a devoradores do já considerado ex-libris da terra...

    A viagem decorreu como puderam constatar pelo seu relato, mas o que interessa aqui referir é a sua capacidade de absorção quer de sólidos quer de líquidos ( provavelmente mais até destes...) .

    Ao que consta, e a CNN mostrou-o, "encheram a malvada" com o super delicioso cozido batendo-se quais leões em grupo de gazelas, para pouco depois à guisa de lanche voltarem a "enfardar" porco,desta feita voltados mais para o filhote do dito,leitão de seu nome,na zona considerada IN de ataque ao bichano...

    Pararam no Virgílio, no Peneireiro, onde posso garantir-vos, no século passado se comia dos melhores porcos leiteiros da região,mas que neste momento,não posso continuar a atestar
    com rigor essa qualidade dado o meu afastamento das lides comerciais que até então me levavam a demandar a Bairrada.

    Queixaram-se da fraca qualidade referindo a chinesice do mesmo não sei se porque o animal fosse já feio de gordo ao ponto de deixar de ser leitão para passar a porco velho,ou porque evidenciasse olhos em bico...

    Servirá de alerta para uma qualquer incursão que hipoteticamente possa a manifestar na zona...

    A quilometragem referida poderá ser uma atenuante.mas continuo firmemente na dúvida porque, e volto a citar a CNN,o tinto da D.Preciosa era de estalo...

    Por outro lado e segundo fonte fidedigna, terão entrado no espumante bruto,duma forma contundente não na qualidade de escanção mas de quem atravessara o Saara...

    Um grande abraço ao bando bem como aos camarigos da Tabanca do Centro.

    Somos todos gente da melhor, e para que se saiba : umguineununcaguincha...

    mm

    ResponderEliminar
  9. Obrigado gente boa, Arminda e Manuel Maia. pela visita.
    Um Bando ao dispôr, deixa um abraço de amizade

    ResponderEliminar
  10. Pois agora sim, caro Jorge!

    Óptimo!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  11. Saudades !!!
    Grande abraço!!

    ResponderEliminar