quinta-feira, 12 de abril de 2012

P.102 - A Medalha de Serviços Prestados

Está escrito em forma de Lei que aos ex-combatentes do ex-ultramar, pelo alto valor de serviços prestados à Nação Portuguesa, lhes é reconhecido o mérito e a honra, blablabla..blablabla..blablabla..., devendo o registo de tal serviço figurar na sua caderneta militar e nos Arquivos Gerais do Exército. 
Claro que isto da Lei é tudo conversa fiada para quem esteve e está nos serviços das Forças Armadas,  incluindo praças, sargentos, oficiais, até chegar ao topo através dos Chefes de Serviço, de Direcção, de Comando, de Generais, de Ministros. Eu sei lá que mais.
O simbolismo desta pequena e simples coisa que é o reconhecimento de quem prestou dois ou mais anos ao serviço imposto pela Nação, em terras de África, de arma na mão, traduz-se num pequeno conjunto medalhístico, (tipo corriqueiro de quem é feito comendador) mas quem quiser ter o prazer de o possuir, tem de correr mundos e fundos, saltar de repartição para serviços e esperar anos para receber uma simples caixinha, contendo uma medalha de trazer ao peito (foleira p'ra caraças), uma para usar no cordão à volta do pescoço tipo medalha de Santa Rita, das que se vendiam nas feiras com uma fitinha e custava 10 tostões, e uma barreta. Esta iguais às que  recebiamos logo após os 18 meses de comissão. (Como foi o meu caso). Mas ainda deverá deslocar-se a Lisboa para a receber.
Ora uma coisa que é de Lei não deve ser tratada assim. Mas é o nosso Portugal de alguma gente que só olha para o seu umbigo e não está cá para olhar o que a rodeia.

Ora ao nosso querido Presidente JTeix.45, meteu-se-lhe na cabeça que haveria de conseguir o reconhecimento a que tem direito e ao simbolismo em objecto real. Lutando desde 2009, conseguiu, através de uma cunha, que o conjunto medalhístico lhe viesse ter às mãos. É certo que já estava à sua disposição há uns tempos em...Lisboa. É verdade que ele tinha feito o convite ao Bando para em conjunto irmos levantar a medalha. Na realidade o Bando boicotou todo esse processo da viagem à Mouraria pois custaria uma pequena fortuna a quem recebe pouco mais de 100 euros anuais de reforma por 2 anos de África.
Mas neste momento de "euforia" não quizemos deixar de simbòlicamente colocar no peito do nosso Presidente-Herói, a medalha a quem tem direito.

Ora eu - candiato a candidato à futura presidência vitalícia do Bando, segundo o Prof. Faz Filmes - quiz dar uma de Presidente de todos os Portugueses, com o aspecto cínico apropriado dessas ocasiões, para impor pela terceira vez a insígnia que registará para a posteridade, a passagem do nosso camarada por terras africanas, ao serviço da lei e da grei. Há mais de 42 anos. Mai'nada.
Mas adiante que atrás vem gente.
Por lapso da redação (ou será redacção ?) editorial,  o mês passado não foi registado neste jornal. Também a afluencia Bandalha foi de três quintos, pois o Biochene (ou será Bioxene ?) estava em Madrid a ver o Real e o Quintino estava com o trisureilho - agora é que fiquei à rasca tal qual a velha geração, porque não sei se é assim que se escreve. Mas para o caso não interessa nada e muito menos perder tempo para ir ao dicionário (ou será diccionário ?) - A merda da nova ortografia não me deixa saber se erro em cada palavra que escrevo. Mas à moda do Porto, que se lixe...para não dizer outra coisa.
Conversa vai, conversa vem, e saiu à baila a Capela onde a rapaziada fez umas poses (no mês passado) e mais uma especial para o meu arquivo. Mas isso não é para aqui chamado.
Muita discussão para saber qual era o nome da Capela e do Santo venerado. "Tava" o pessoal já meio pronto por causa do Champanhe da Lixa e ninguém se entendia. O Bioxes faz um telefonema para a Diocese, o Presidente diz que a Capela era da mãe - ele que conte porquê - afinal não é Diocese é Paróquia. Bom, nem vos conto a desgraça que ía naquela mesa e o CR7 a somar golos.


Pois posso esclarecer ? Então esclarecerei... A Capela é de Montebelo e também do Senhor Jesus da Boavista. Tem uma tradição de várias décadas na Paróquia do Bonfim, a festividade a Nossa Senhora do Porto que se realiza no domingo (não sei qual) de Setembro tendo como ponto alto uma Eucaristia solene e a realização da Procissão.
Mais esclarecimentos ? dirijam-se à Paróquia, ou à Junta de Freguesia, pois não consegui mais nem melhores esclarecimentos. A Capela deve ser clandestina.


Descemos depois a Avenida Fernão de Magalhães e localizamos mais uma escola por onde passou o presidente Teixeira. E entramos em plena "zona" onde por gentileza uma gentil senhorita nos fez este belo boneco tipo "arruados".

5 comentários:

  1. Pois é, alguns receberam as medalhas ao fim de dezoito meses de comissão. Muitos, eu sou um deles, não a receberam.

    Os Serviços Militares deveriam ser mais lestos na entrega das medalhas.

    O valor da medalha passa pelo que cada sentiu e sente pela sua prestação militar ao serviço da Pátria. Sinceramente adorava ter a minha, melhor dizendo, as minhas pois penso que também tenho direito à Medalha de Cobre de Comportamento Exemplar.

    Cumprimentos,
    José Câmara
    EUA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Câmara.
      Em Portugal é tudo ao contrário, se queres a medalha tens que a pedir, apesar de constar na caderneta militar que é tua por direito.
      O pedido é feito por requerimento ao Exército Português, Direcção de Justiça e Disciplina, Repartição de Condecorações e Louvores, esperar pela resposta e levantá-la em Lisboa no Arquivo Geral do Exército. Fácil!!!
      Não desanimes! Se estivesses cá a Liga dos Combatentes, agora trata disso.
      Um abraço
      cumprim/jteix

      Eliminar
  2. Obrigado camarada candidato a candidato, ou será mandatário?
    Obrigado pela singela, mas tripla cerimónia da imposição das insignias de comendador, digo comedor do célebre bacalhau com frango, ou não fosse a cerimónia realizada na churrasqueira.

    Já agora não querendo ser critico e não estragar um "momento liiiindo" a dita capela da minha mãe (morávamos na avenida e dizíamos assim quando éramos putos, porque era lá que ela ia à missa e porque o meu pai tinha outra capela, a de S. Crispim, coisas!...), mas dizia eu que a dita capela de Montebelo afinal não é do Senhor Jesus da Bela Vista, mas também não é da Boavista, mas sim da "Boa Vista" o que é ligeiramente diferente, o seu a seu dono.
    Um abraço aos que estiveram presentes no evento... e aos ausentes também.
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  3. Exmº Senhor Presidente

    Mais do que o merecimento das medalhas a que V.ª Ex.ª tem direito, importa aqui realçar dois ou três aspectos, que no meu modesto entender, creio deverem ser relevados:

    1. O seu magnífico porte que o distingue dos outros "bandalhos", todos eles mal ataviados, enquanto sua Senhoria, com altivez e nobre orgulho, enverga bonito ornato à volta do pescoço traduzido numa bela gravata de cor avermelhada, para não dizer mesmo vermelha, não vá eu, na minha inocência, lançar gasolina na fogueira nesse ambiente tão azul...

    2. A vaidade dos seus subordinados a quererem a toda a força aparecerem na fotografia com a medalhinha na mão! Tecem-lhe loas, mas lá por dentro estão roidinhos de inveja! Cuidadinho, senhor presidente, com esses engraxadores.

    3. Repare, Vossa Excelência, nas ameaças veladas que um dos intervenientes lhe faz, o senhor Jorge Portojo! Sem papas na língua afirma e reafirma que quer ser presidente! Fala em candidatura, mas a mim cheira-me mais a golpe militar influenciado que ainda deve estar com o que se passou e continua a passar na Guiné!

    4. Este parágrafo é off record, como diria o outro, apenas e só para enviar um cordial abraço a todos os intervenientes neste passeio pelo Porto, pois assim fico de bem com todos eles, não vá eu aparecer na Invicta e ser apontado pelo IN como perigoso mouro e terrível lampião e levar uma carga de porrada dos super-dragões, tanto mais que não me posso defender como o fazia na Guiné, pois a G3 encrava mais do que dispara e, quando consigo um tirito, mais parece bala de borracha que a nossa polícia usa nas manifes.

    Passe bem senhor presidente e dê os meus parabéns ao autor de mais um belo trabalho sobre a cidade de que todos nós gostamos.

    Vasco Augusto Rodrigues da Gama

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Comandante almirantado
      Inté estou 100 palabras
      Muito obrigado a Vª. Exª. (a simbologia é de Vª Exª e não minha) pelas palavras que fez o obséquio de se me dirigir.

      Passando o ponto 1 que não merece reparo a não ser o ornato, que é para facilitar aos "governantes" que só pensam em enforcar os seus "escravos", é vermelho cor do sangue sacrificado, o ponto 2 é sem dúvida o mais preocupante. A cobiça é tanta pelo penduricalho que tudo fizeram, forçados é certo, por aparecer na fotografia.
      Quanto a ameaças do "cargo", carago, elas já não são de agora, mas são só ameaças.
      No parágrafo off record, passa a on para devolver em dobro todos os abraços dos Bandalhos. Os parabéns serão entregues, por inerência e por despacho, ao autor Portojo. Se apareceres na Invicta, não será como IN mas... como lampião, que são encarnados como dizem os mouros e não vermelhos como dizes, mas não te livras dum enxerto de porrada, com um tintol à mistura, dos dragões que deixaram de ser super.

      Boa sorte para o teu SLB, senão o outro, o do Gil, ainda gasta o champanhe todo com festanças durante uma semana e não é champanhe dos sem abrigo, não, é do bom, é Franciu!!! (agora percebo porque eles andam sempre passados, só bebem champanhe rasca!)
      Um sincero abraço
      cumprim/jteix

      Eliminar