segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

P.092 - O Dia da Artilharia: 4 de Dezembro

Embora não artilheiro do PUMMM, como o Kim Mendes e o Pina, mas do mesmo período em Vendas Novas, e que vivemos na mesma unidade na Guiné alguns meses, passados mais de 44 anos, ainda me lembro (afinal estamos sempre a recordar) as terríveis onze semanas de verão alentejano passadas naquele quási campo de concentração, que era a Escola Prática de Artilharia.
Onde nada nos era permitido, mas tudo fazíamos para contrariar a "ordem estabelecida". Histórias inesquecíveis nos ficaram desse período da nossa vida. Quem não se lembra do saudoso Canhão a namorar à porta do "campo" e a Companhia à espera dele na parada. E que dizer do slogan 1 Litro de água aos 50 Km. E do "reabastecimento" que o bom Povo Alentejano nos proporcionava gratuìtamente, durante os intermináveis dias e fins de semana de campo. Dos desenfianços quando a Companhia estava presa ao fins de semana e a solidariedade funcionava, respondendo uns pelos outros nas diversas chamadas. Solidariedade também durante os crosses e marchas, quando as forças de um ou outro começavam a ir-se. O salto ao galho, interpretado pelo Oliveira de Vila Verde, com a colaboração e corrupção dos "detidos" que formaram um magnífico coro teatral com o Salta, Salta (a juventude de agora pensa que o Salta foi inventado por eles) para safar o David Santos do castigo. Claro que "comíamos de ginjeira" os já experientes alferes que estavam de oficial de dia. Afinal éramos muito rústicos e eles uns meninos da mamã.
Mas recordo ainda hoje as palavras do Capitão Branco, que com emoção nos disse, à despedida do curso, para não nos deixarmos abandalhar. A vida ía ser dura. A Psico funcionou.
Muitos de nós fomos colocados em Paramos no Gaca 3 para dar recrutas. Que bela vida passamos lá. Embora o ordenado mensal de 90 escudos nem desse para o Tabaco. Mas a amizade criada em Vendas Novas foi muito forte e até hoje dura.
Na foto, tirada na messe do GACA, um camarada e grande amigo que já não está entre nós. O David Santos. Morreu passado pouco tempo depois do nosso regresso da Guiné. É ele o chefe de mesa.
Recebemos, fez ou faz agora por estes dias anos, a notícia da mobilização. Fomos os primeiros do nosso curso, juntamente com o Oliveira e o Alcochete.
Eu lembro que no dia 8 já tinha saído à ordem a mobilização, mas nem tive coragem para dizer em casa.
Faz também 44 anos que fizemos um Jantar no Chez Lapin, a nossa despedida. E porque era Natal, juntaram-se os dois eventos.
Fez também ontem, Dia da Artilharia, 42 anos que regressei a Catió depois de umas férias no Hospital de Bissau.
Tudo isto só porque ontem foi o Dia da Artilharia e eu estar chateado que nem um peru na véspera de Natal dos sem crise. E nem sou Artilheiro do Pummm.

8 comentários:

  1. Merecidas férias que passamos no GACA 3 depois dos sacrifícios passados no campo de concentração da EPA em Vendas Novas e antes do sacrificado ao desconhecido que estava à nossa espera.
    Hoje, felizmente, não passam de recordações.
    Para memória futura, aqui vão os nomes dos "manfios", da esq para a dta: Pona, Vale, David Santos, Fiuza, (? quem sabe ?), Jorge Teixeira Portojo.
    Um abraço
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  2. PARABENS --- JORGE . Que belos tempos. Tambem os sao agora de forma diferente. 44 anos . Tantos anus.!!!!!
    A. Vilela

    ResponderEliminar
  3. "...para não nos deixarmos abandalhar. A vida ía ser dura." C'um caraças...ora se foi?!

    Com um abraço amigo,
    José Câmara

    ResponderEliminar
  4. Caro Teixeira.
    Também não me lembro do (quem se lembra?) da direita, colado a mim. Sei que era de Setúbal, muito calmo e um bom camarada.
    Um abraço para o pessoal
    Jorge Teixeira

    ResponderEliminar
  5. Jorge obrigado por te teres lembrado do PUMPUMPUM, durante uns tempos vou até a Escocia, quando vier dou noticias
    Um abraço
    Joaquim Mendes

    ResponderEliminar
  6. Caros Bandalhos mais Jovens
    Vou reproduzir(com as alterações convenientes) as "palavras" do Senhor Presidente Bandalho-MOR jteix45:
    Merecidas férias que passei no GACA 3 depois dos sacrifícios passados nos campos de concentração infernais da EPI-Mafra, RI9/CIOE-Lamego e BCP-Tancos e depois os internamentos no Parque de Campismo da Ilha do Como e Cufar.
    Até foram uma férias plenas de foguetório e festas permanentes...
    Era um ver se te avias!...
    Sacrificados, sim, foram três Morteiros que lá deixei destemperados (e pintadinhos com tinta verde da Unimog). Ficaram como novos ou talvez com melhor aspecto.
    Mas isto não tem nada a ver com a Santa Bárbara, não é?
    Hoje, felizmente, não passam de recordações.

    Abraços aos verdadeiros Artilheiros e aos falsos Artilheiros veros atiradores de infantaria.
    Mai nada!

    Bandalho Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Gostei tanto desta foto que so eu sei.
    Parabens.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Um dia apareceu em Vendas Novas, uma comissão de Comandos para "escolher" voluntários. A companhia ofereceu-se toda, ou quási. Conclusão: A escolha era tão difícil que levaram (se a memória não me falta) 4. Se aceitassem todos pelas provas, o 3ºo turno de 67 em Vendas ficava sem referências. O Srs. Capitães Oliveira (esse mesmo o cmdt Comando da Amadora) e o Branco teriam que brincar ao COM juntamente com o Capitão Rei. Esse mesmo, o da C.Caç.6 de Bula.
    Tanto quanto sei, a maioria do pessoal do meu (nosso) curso passou por Lamego. Tanto quanto sei, nenhum deles usa Ranger, nem boina, nem essas paneleirices com que se ividenciam pela net quási todos os militares que por aqui vejo. Acontece que nos basta (bastou) ter passado por Vendas Novas. Não é piadinha ó S.O.

    ResponderEliminar