sábado, 23 de abril de 2011

P.71 - Recordação especial do Quintino

Há 41 anos e meio entrei via Serviço Nacional de Saúde da Guiné, para o Hospital Militar número não sei quantos ( falta o Vinhal para me activar a memória sobre o número) e dei de caras com o Quintino, que já nessa altura era serventuário no dito, depois da consulta externa sobre a sinusite que lhe valeu o desenfianço ao mato. Mas adiante.
Foi o Quintino a minha muleta enquanto estive a passar "férias" no dito H.M. Deu-me o seu SPM para a família não desconfiar das ditas, emprestou-me dinheiro, arranjou-me uma divisas de capitão para me desenfiar para os bifes e frangos da Ajuda.
Passamos juntos algumas rondas às enfermarias para ver o estado em que se encontravam os "pénis" de alguns internados, brancos e pretos. Olhamos da porta guardada por Comandos o Capitão Peralta, o mercenário cubano capturado por essa altura e libertado após o 25 de Abril. (A minha foto da sua saída do Heli tirada da varanda da enfermaria já correu blogues e mundo servindo ao mesmo tempo para um ex-camarada se reconhecer e a que ele próprio se intitulou "Eu sou o que leva o melão debaixo do braço". Coisas de que a geração à rasca nunca saberá como foi...)
Mas adiante. Era sobre o Quintino esta memória do "Ó tempo anda p'ra trás". O camarada amigo, de todos os actuais, aquele com quem mais convivi - exceptuando o Quim Mendes, mas isso é outra guerra - naqueles "belos tempos".
Para ti Quintino, aquele abraço e desejos que continuemos por muitos anos na ementa mensal de bacalhau e frango, nas esporádicas de cabrito, churrascadas e outras, (a do cozido nas Devesas é já a seguir) a fazer fotos de saudade de outros ex's, a admirar Santo Tirso, a picar caminhos, museus e jardins, etc, etc, etc.
Bem vindo aos sexseis.
Adeus, até ao meu regresso.

23 comentários:

  1. Jorge

    Boas recordações. Ficam gravadas para sempre!Mas isso não quer dizer que o Quintino ainda continue a ser tua muleta, ou canadiana, ou bengala, ou... vê lá se te safas porque neste clube dos six's, como dizes, um qualquer encosto dá queda, pela certa.

    Mas, olha as voltas que deste para dar os Parabéns, no dia próprio, ao Quintino!...

    Acho que o Bandalho jteix Presidente está feito com a Troika do FMI com o fim de economizar espaço.
    Se a "coisa" começa assim, acabamos por ser todos cremados (ou cromados?) para que o pó não ocupe demasiado espaço nos armazéns.

    O Hospital Militar 241 era na Guiné. Em Lisboa era o Hospital Militar Principal (Não lhe conheci número).

    Um abraço abandalhado a todos para estes dias especiais: Aniversário e Páscoa.

    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo 'Portojo',
    amigo relativamente recente por via do 'Nosso Blogue', amigo certamente de tempos mais antigos, por via de algumas concordâncias (e também, talvez, de algumas discordâncias), amigo que é um execelente foto-repórter, um cronista insubstituível da sua Cidade, 'a muy nobre, leal, etc..', gostei particularmente deste teu gesto de recordação/homenagem ao teu amigo Quintino.
    São situações destas, em que a amizade sobressai no meio do turbilhão dos tempos que se vivem, que evidenciam o que a palavra solidariedade significa.
    Um grande abraço para ti, amigo "quase" completo.
    Hélder Sousa

    ResponderEliminar
  3. Estes gajos estão a esquecer-se de que é o Quintino que faz aninhos

    ResponderEliminar
  4. Bem, já tou tramado!
    O desrespeito pelas hierarquias está bem patente nesta lamúria sentimental com mais de 40 anos ...atão os outros não são amigos do peito, do bacalhau com frango, das churrascadas, das esporádicas cabritadas, das, dos... qual quer dia levas com o cozido á Devezas, que é para te deixares de considerandos, o que vale é que o homem nem vai chorar a ler isto, porque não lê, ainda usa o livro á merceeiro, computas não é com ele.

    E o SO a dar-lhe com o aconchego dos três, então assim não estão mais quentinhos? E até já mete Troika e tudo, é que nem ponhas dúvidas que qualquer dia nem o pó se aproveita que "cromados" já nós estamos.

    Um abraço para todos e uma Boa Páscoa, mas afinal não é o Quintino que faz anos?
    Parabéns Quintino mais uma vez, mesmo que não leias isto.
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  5. ...até nem sei porquê tanta consideração por um fulano que nos vira as costas, se encosta ao poste, e cruza a perna!!!

    ResponderEliminar
  6. Humor com humor se paga.
    Se o comentário não fosse uma manifestação de fino humor, teria de dizer que se estaria perante uma disfunção oftalmológica, já que, como se diz, os anjos não têm costas.
    Manga de abraços ao Bando
    Quintino

    ResponderEliminar
  7. amigo do HM241 de 66/68

    Sera que tambem sois dessa època? Gostava de contatar com antigos do HM dessa data acima referida.

    Um abraço a todos os que responderem

    ResponderEliminar
  8. Caro anónimo do HM241,
    Como diz o nosso presidente jteix45 o Quintino usa ainda o repelente Lion Brand mas agora dirigido às novas tecnologias. Feitios...
    Posso dizer-te - como se fosse ele - que a sua vida no HM 241, se não erro, é já de meados de 1969. Mas nada como dares as tuas coordenadas que nós Bando, passaremos ao Quintino.
    Um abraço do reporter de serviço
    Jorge Portojo

    ResponderEliminar
  9. Caro anónimo.
    Em primeiro lugar "anónimo" deve ter nome, nem que seja feio, é nome, a gente tolera.
    Segundo, "amigo do HM241 de 66/68", não quer dizer nada e todos os que precisavam dele eram seus amigos, e os que não precisavam também. Servia sempre como desculpa para passar umas férias em Bissau.
    Agora a sério, se soubermos quem tu és talvez te possamos dar uma ajuda, no entanto te digo que isto é tudo pessoal do "mato" e de 68/70, o Quintino é que foi lá colocado mas em 69, de qualquer maneira diz-nos quem és e te diremos o que fazer.
    Um abraço... identificado

    cumprim/jteix-veterano de guerra
    ex-Furriel Milº Art
    CART 2412-68/70 Bigene-Guidage-Barro




    --

    ResponderEliminar
  10. no almoço anual do pessoal do HM241, realizado no dia 29 de maio último, desta vez em Castelo Branco, falou-se muito e perguntou-se pelo Quintino, do qual ninguem sabia o seu paradeiro actual.
    Poderá alguém dizer qualquer coisa?
    Os curiosos são o Fonseca e o Baptista de Formação.

    ResponderEliminar
  11. Caro António Baptista.
    Suponho seres o "anónimo não identificado" que comentou anteriormente, ou não?
    De qualquer maneira, sendo ou não, as indicações que dás são insuficientes para relacionar qualquer dos camaradas referenciados.
    Eram necessárias mais informações sobre vós para se saber quem são: posto, especialidade, unidade, colocação e anos na Guiné, etc, etc., donde são...
    O Quintino (será o mesmo Quintino? Este é António Quintino Monteiro) que não tem net, já foi informado, mas diz que só com este nomes não se lembra. Manda mais referencias para podermos lá chegar.
    Quem são o Fonseca e o Baptista?
    Se quiseres podes utilizar o meu mail que está indicado no meu perfil.

    Um abraço e dá mais notícias.
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  12. Esclareço desde já que não sou o anónimo anterior.
    Era o furriel da secretaria da Formação, cheguei em Dezembro de 1969e saí em dezembro de 1971.
    Sou e resido em Castelo Branco.
    O Fonseca chegou depois, já não sei bem quando, era tambèm cabo na secretaria da Formação.
    Quando cheguei era a Formação comandada pelo tenente Teixeira, açoreano e não bebia...água.
    No referido almoço estava também o cabo Silva da arrecadação de material de guerra.
    Obviamente que no HM241 só havia um Quintino...
    Um abraço do
    António Baptista

    ResponderEliminar
  13. O Quintino era cabo na secretaria da Formação.

    ResponderEliminar
  14. Então "obviamente" não estamos a falar do mesmo Quintino.
    O nosso era operacional, Furriel de Artilharia de 68/70, esteve em Gadamael e Guilege e fazia parte da CART 2410, foi colocado a fazer serviço no HM 241 entre meados de 69 e Abril de 70, segundo ele.
    De qualquer maneira vou dar-lhe as vossas informações para ver se vos conhece.
    Um abraço e obrigado por participares e visitares o nosso blogue.

    cumprim/jteix - veterano de guerra
    ex-Furriel Milº Art
    CART 2412 - 68/70 Bigene-Guidage-Barro

    ResponderEliminar
  15. Terá sido um furriel que nós conhecíamos como Monteiro, que residiu na "casa Verde" a saída do Quartel General, tinha um quarto independente, atrás da referida casa, que mo passou quando regressou à Metropóle?

    ResponderEliminar
  16. Caro António Baptista

    Trata-se de facto do Quintino Monteiro, que nós, camaradas que somos do mesmo curso, tratamos simplesmente por Quintino, mas conhecido na "guerra" por Furriel Monteiro.
    Já lhe transmiti os teus comentários e espero dele uma resposta, porque como te disse não está ligado a estas coisas da net, entretanto podes reconhece-lo pesquisando neste blogue que inclusive tem fotos antigas desse tempo.

    Um abraço e aguarda a resposta dele.
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  17. Sim. O nome militar pelo qual eu era conhecido era Monteiro.
    Era Furriel de Artilharia e, tendo passado aos Serviços Auxiliares, fui colocado no HM 241, mais concretamente no respectivo Conselho Administrativo , no primeiro trimestre de 1969, privando aí com os Alferes Simão ( responsável pelo CA), Ramalhete e Norton (que prolongou a comissão e chegou a Capitão), bem como com o Furriel vaguemestre Fausto (de Viseu).
    Residi, de facto num quarto independente da chamada "casa Verde", quarto esse contíguo a um outro ocupado pelo, para mim desagradável, Sargento Catalão.
    Recordo-me bem do Furriel Batista, do Fonseca não tenho uma memória tão nítida, o que lamento.
    Já agora permito-me informar, se disso não tomaste conhecimento, que o Dr. Felino de Almeida, Director do Hospital no nosso tempo, faleceu aqui no Porto à cerca de um mês.

    Um abraço forte para o Batista
    Quintino Monteiro

    ResponderEliminar
  18. Resposta ao Monteiro:
    Só depois de ter passado à pré-reforma me decidi a tirar, nas "Novas Oportunidades", o curso de internet, curiosamente terminado num domingo..., motivo pelo qual só há relativamente pouco tempo voltei a interessar-me pelo HM241.
    Isto não obstante ir aparecendo nos almoços do pessoal que tem lugar todos os anos, de Norte a Sul do país, no primeiro domingo de Junho.
    Acontece que, quando em o1.12.1969 cheguei ao Hospital, deverei ter substituído um Furriel Baptista, que terá embarcado de regresso no dia seguinte, mas não tenho a certeza.
    De concreto, "atabanquei" na casa verde, onde pontificavam o "pinante", da zona do Porto, (alguem sabe dele?), o Avelino José Carreira e Extremoz, o Picareta, que continua "bruto" como sempre e reside em Cascais, o Peralta de Carvalho que mora em Mangualde, penso que o Fausto, do qual só agora tive noticias pelo condutor Durães (do C.A.?), que mora em Santa Comba Dão, e obviamente o Catalão, que faleceu, tanto quanto sei, em Faro, mais ou menos abandonado pela familia....
    É provável que não te lembres do Fonseca(cabo)

    ResponderEliminar
  19. (continuação):
    já que este chegou algum tempo depois de mim.
    A Formação era comandada pelo tenente Teixeira, "cavalo branco", que só bebia água...havia mais.
    Quando regressaste à Metrópole, passaste-me o apartamento,um luxo para a altura.
    Vai daí que, neste último almoço se falou do cabo Quintino, da formação, do qual se desconhece o paradeiro.
    Quando vi o nome Quintino, associado ao HM241, disse cá para comigo, "já lhe puz as patas de cima"....
    Companheiro (colegas são as outras), vai um abraço, porta-te o pior possível, atendendo à idade, bebe um copo por mim, e dá noticias.
    Se algum dia o meu caminho se virar para o Porto, procurar-te-ei, e darei de caras com velho, mas se vieres a Castelo Branco acontece-te o mesmo...
    Dá noticias.
    António Baptista

    ResponderEliminar
  20. Soube do falecimento do muito major e pouco medico,como na altura se dizia, dr Felino de Almeida, através do Dr Pardete Ferreira, neste ultimo almoço do HM.
    Já agora, o. Dr Pardete colabora no blog Luis da Graça na parte que menciona o Hospital.
    A talho de foice, o proximo almoço vai ser em Agueda.
    Vai um abraço e um tinto.
    António Baptista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Águeda, no 1º domingo de Junho, como é tradição há 14 anos. Quero lá ver a malta toda, ou eu não fosse um dos médicos mais malucos que passou pelo HM 241. Não é por nada: ao pé de mim, dum modo geral, vocês são uns meninos.. já entrei nos svent'ix, ou lá como vocês dizem. Não digam mal do ten. SGE porque foi um dos melhores que encontrei. Desculpem lá... deixei-me levar pela emoção e ainda não bebi nada hoje. Até Junho. José Pardete Ferreira.

      Eliminar
    2. Companheiro Pardete Ferreira:
      É do conhecimento generalizado que o médico mais maluco do meu tempo foi o médico da psiquiatria, Dr Guimarães (havia outro Guimarães mas era de cirurgia), que tanto qunato sei foi evacuado para a Metrópole pelos seus próprios Serviços.
      O Sr. Tenente Teixeira,com o seus defeitos - e quem os não tem?- era um Senhor.
      Um grande abraço do Albicastrense.
      Antonio Baptista

      Eliminar
  21. Caro António Baptista
    Ontem mandei-te, via GMail, um e.mail com uma foto que o Quintino me deu para te mostrar.
    Agradecia que me informasses se o recebes-te.
    Parece-me ser uma técnica nova do GMail para poder responder aos comentários através de e.mail e neste caso enviar uma foto.

    Um abraço
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar