terça-feira, 23 de março de 2010

P.34 - Culinária

Só para amigos, aqui fica o link da página do meu ex-camarada e Grande Chefe Mário Pinto, com receitas deliciosas.
http://tachoalume.blogspot.com/
A não perder

domingo, 21 de março de 2010

P.33 - No GACA 3 em Espinho



Das Caldas até á Guiné com passagem, para alguns, pelo GACA 3 em Espainho.


Dir-se-ia que foi o nosso "Paraíso de Férias" em todo o tempo que passamos na tropa e foram mais de três anos.
Já eramos "Cabos Milicianos".
Foi daqueles momentos que defacto nos sentimos verdadeiramente importantes, uns verdadeiros "senhores", até parecia que aquilo era nosso.
Até dava para fazer rondas em Fiat 600, com o soldado ao lado estupfacto, com a sua G3, sim porque faziamos rodas tipo PE, e nós com pistola á cintura, nada de canhota que era muito pesada, não dava estilo e a guerra era outra.
Assim até dava para ir ao cinema a Espinho em vez de Esmoriz que não tinha nada e era uma seca, como agora se diz.
A comprovar essa "felicidade" de Cabos Milicianos, aqui vão as fotos de alguns deles, "verdadeiros senhores" que espero que vejam e digam alguma coisa aqui ao Bando.
Cá aguardamos as vossas notícias e esperamos um dia vê-los no
CAFÉ PROGRESSO NA SEGUNDA QUARTA-FEIRA DE CADA MÊS

da esq/dta: Jorge Teixeira (Portojo), Martinho Gonçalves (Perrichon), Lino Santos, Leonardo, Fonseca, Quintino Monteiro e Janeca (?).




da esq/dta: João Santos, Janeca(?), Perrichon(?), Lino Santos, Fonseca, Quintino, Leonardo


da esq/dta: Janeca(?), Lino Santos, Quintino, Fonseca, Leonardo, João Santos, Perrichon (Gonçalves ?)
da fte/trás: Fonseca, Perrichon(?), Lino Santos, João Santos, Quintino, Leonardo,Janeca(?)e (desconhecido).
Fotos: Quintino Monteiro.

quinta-feira, 11 de março de 2010

P.32 - 10 de Março, Dia de Reunião

Fazendo jus à tradição que se vem prolongando já há uns anitos, a segunda quarta-feira de cada mês é Dia de Reunião formal do Bando do (e no) Café Progresso. Sim, porque as informais são às segundas, quartas e sextas-feiras. No Cifrão.Vamos lembrando os companheiros, que mesmo longe, estão sempre presentes. Das Caldas à Guiné é o lema do Grupo. As aventuras e estórias, umas tristes outras mais agradáveis, são sempre recordadas. Continuam a aparecer fotos lá nos velhos baús da rapaziada e torna-se curioso como ao fim de mais de 40 anos recordamos nomes naquelas caras de meninos com pouco mais de 20 anos.
A malta anda a germinar uma ideia antiga de meses, que é a visita aos velhos quartéis por onde passámos. O Quintino Monteiro registou em acta um primeiro itinerário, que é quási uma volta a Portugal. Caldas, Vendas Novas, Espinho, Gaia, Torres Novas, Lamego, Santa Margarida, Santarém, Tomar...
Na hora da arrancada, mais uma foto recordação, à porta do Velho Progresso.
A marca da velhice nas mãos do Quintino, e o grupo posa em Carlos Alberto, que depois da reconstrução das velhas casas, está uma Praça lindíssima. É uma pena o Soldado Desconhecido estar quási às escuras. Mas o Palácio dos Viscondes de Balsemão, antiga moradia do Rei da Sardenha e que dá o nome à Praça, está lindo.
Mais uma vez o Abreu ali a S.Roque da Lameira, é o local escolhido para ir matar o frio da noite e aconchegar o corpo e estômago. A Praça das Flores, com o Abreu ao fundo fica também registada. A colina das Antas por detrás dá um toque de mistério.
Patrão Abreu sabe como agradar ao pessoal. Colocou-nos logo ali um verde branco muito razoável, enquanto cortava tiras bem finas de presunto, que devidamente acompanhado por azeitonas cortidas em alho e azeite e broa de milho, desapareceram ràpidamente. Mas como não pode haver tempos mortos, já a D. Fátima mandava para a mesa umas sardinhas pequeninas, bem fritas, au point, bem como tripas enfarinhadas, crocantes, que se desfaziam na boca. E foi só intercalar no tempo necessário para chegar à mesa um excelente bacalhau assado no forno, em cama de muita cebolada, acompanhado por batatas também elas vindo directamente do mesmo forno.
E pronto, foi mais um dia de reunião e para que conste ficou registado em acta, que não vai ser assinada por todos os presentes, por desnecessário.
Marcada está para sexta-feira o encontro no Cifrão, partindo-se em seguida para a Ribeira, onde nos esperam umas postas de bacalhau escondido em farinha, especialidade da Casa da D. Maria.
Fora da acta, registe-se um email do Guerreiro, vindo lá dos States, pedindo que não choremos a desgraça actual do nosso F.C.P.
Devo dizer que o Dias é que anda nas nuvens. Mas também merece. Ao fim de tantos anos sem uma alegria...tadinho
Abraços a todos que nos lerem. Mandem as vossas notícias e se possível apresentem-se.

sexta-feira, 5 de março de 2010

P.31 - Parabéns a ti... (4)

O nosso mui querido e amado camarada Dias, faz hoje 65 risonhas primaveras.
Amandar-lhe com as 65 rosas é coisa pouca.
Ao feliz contemplado por tão bafejada sorte, o Bando deseja-lhe as maiores felicidades na companhia dos que lhe são queridos... e dos outros também ou seja a cambada toda.
Oxalá que p'ró ano e nos seguintes haja mais...
... e p'ra nós tamém.

Muitos xis-corações d'O Bando