quinta-feira, 11 de março de 2010

P.32 - 10 de Março, Dia de Reunião

Fazendo jus à tradição que se vem prolongando já há uns anitos, a segunda quarta-feira de cada mês é Dia de Reunião formal do Bando do (e no) Café Progresso. Sim, porque as informais são às segundas, quartas e sextas-feiras. No Cifrão.Vamos lembrando os companheiros, que mesmo longe, estão sempre presentes. Das Caldas à Guiné é o lema do Grupo. As aventuras e estórias, umas tristes outras mais agradáveis, são sempre recordadas. Continuam a aparecer fotos lá nos velhos baús da rapaziada e torna-se curioso como ao fim de mais de 40 anos recordamos nomes naquelas caras de meninos com pouco mais de 20 anos.
A malta anda a germinar uma ideia antiga de meses, que é a visita aos velhos quartéis por onde passámos. O Quintino Monteiro registou em acta um primeiro itinerário, que é quási uma volta a Portugal. Caldas, Vendas Novas, Espinho, Gaia, Torres Novas, Lamego, Santa Margarida, Santarém, Tomar...
Na hora da arrancada, mais uma foto recordação, à porta do Velho Progresso.
A marca da velhice nas mãos do Quintino, e o grupo posa em Carlos Alberto, que depois da reconstrução das velhas casas, está uma Praça lindíssima. É uma pena o Soldado Desconhecido estar quási às escuras. Mas o Palácio dos Viscondes de Balsemão, antiga moradia do Rei da Sardenha e que dá o nome à Praça, está lindo.
Mais uma vez o Abreu ali a S.Roque da Lameira, é o local escolhido para ir matar o frio da noite e aconchegar o corpo e estômago. A Praça das Flores, com o Abreu ao fundo fica também registada. A colina das Antas por detrás dá um toque de mistério.
Patrão Abreu sabe como agradar ao pessoal. Colocou-nos logo ali um verde branco muito razoável, enquanto cortava tiras bem finas de presunto, que devidamente acompanhado por azeitonas cortidas em alho e azeite e broa de milho, desapareceram ràpidamente. Mas como não pode haver tempos mortos, já a D. Fátima mandava para a mesa umas sardinhas pequeninas, bem fritas, au point, bem como tripas enfarinhadas, crocantes, que se desfaziam na boca. E foi só intercalar no tempo necessário para chegar à mesa um excelente bacalhau assado no forno, em cama de muita cebolada, acompanhado por batatas também elas vindo directamente do mesmo forno.
E pronto, foi mais um dia de reunião e para que conste ficou registado em acta, que não vai ser assinada por todos os presentes, por desnecessário.
Marcada está para sexta-feira o encontro no Cifrão, partindo-se em seguida para a Ribeira, onde nos esperam umas postas de bacalhau escondido em farinha, especialidade da Casa da D. Maria.
Fora da acta, registe-se um email do Guerreiro, vindo lá dos States, pedindo que não choremos a desgraça actual do nosso F.C.P.
Devo dizer que o Dias é que anda nas nuvens. Mas também merece. Ao fim de tantos anos sem uma alegria...tadinho
Abraços a todos que nos lerem. Mandem as vossas notícias e se possível apresentem-se.

2 comentários:

  1. Para não mexer na postagem aqui vai uma espécie de P.S (não é o que pensam, é só um Post Scriptun)
    Esqueci de referir as sobremesas, porque não assiti. Como sou o único do grupo que ainda fuma, tive de me ausentar. Mas houve café (s)e bagaço do bom. Para os esquisitos, também uisqui (?)10 anos. E para a despesdida, Patrão Abreu, em grande pose brinda connosco com um espumante bairradino, oferta da casa. Piu...

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo e camarada

    Não sei que te conte
    Não sei que te aponte
    Só sei que gostei
    Só sei que adorei

    Um xi-abraçado
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar