sexta-feira, 12 de novembro de 2010

P.54 - Voos coordenados até Lordelo

Quarta-feira, 10.11.2010.
A vida continua no seu ritmo, mais ronceira do que os comboios da CP dos anos 60, que nos levavam, a par das camionetas que saíam da Praça de Lisboa, à descoberta do Portugal desconhecido daquela época. Mas a nossa vida agora é outra e às quartas feiras, segundas de cada mês, é no Progresso que ela se revive.
Levei comigo o Peixoto, para fazer horas, ao Aljube è à Praça de Lisboa, agora entaipada. E como nada é em vão, descobrimos a estátua homenageando esse grande Homem que foi o Bispo D. António Ferreira Gomes. Feiinha, desproporcionada - a do Dr. Afonso Costa no Campo 24 de Agosto também o é -, mas a escultura e a arte não está ao alcance de todos.
De caminho, passeando pelo corredor exterior da Universidade voltado para os Leões (para os leigos destas fálas e recordações à Moda do Porto, quer dizer "hoje, edifício da Reitoria da UP e os Leões são a Praça que lhe está em frente da entrada; que já foi da Universidade e antes, dos Voluntários da Rainha, e agora nem me lembro do seu nome. Pronto, como diz MMMD.
Lá encontramos um fóssil, de parte de uma árvore descoberta próximo das Caldas da Rainha, (Uma das cidades que o Bando não esquece) com uns milhares de anos, petrificada.
Entre as várias placas comemorativas colocadas nesse mesmo corredor, lá está a referente ao primitivo Colégio dos Órfãos. 1600 e não sei quantos. E que foi um dos temas do último passeio bandalho. E o Bando gosta destas coisas para conversar. Sim porque a vida do Bando não são só Copos, Reumatismo, Colesterol, Futebol, Ermelindo Bentes, Sindicatos, Greves, FMI e afins.
A tempo: Perguntou-me o Peixoto: A UN não ardeu ? Expliquei: sim, um pouco nuns quartos lá em cima, onde o Vasco da Gama - o da Figueira da Foz, não o Navegador - tinha aulas. Ali bem próximo, o Presidente JTeix45, eleito pròpriamente dito por ele próprio e a quem obedecemos e batemos a pala, descobriu mais um camarada dos velhos tempos. O Vilaça. Quer dizer, parece que o Vilaça já nos tinha descoberto. Mas para o caso tanto faz. E o que interessa é bater uns papos e recordar velhas coisas.
A foto da ordem do Presidente e do novo Bandalho foi junto ao Monumento do Soldado Desconhecido, em Carlos Alberto.


No Progresso, fomos devidamente informados que para os lados de Lordelo, há uma tasquinha com sabores a caseiro. O Quim Soares, o Dias e o Vilaça tiveram de partir antes. Confirmado por GPS o novo ninho, há que partir. Como estávamos a mais para o caber todos no machibombo do Biochene, uns tantos tiveram que dar de penantes até ao 500 nos Loios para lá chegarmos. Facelíssimo, como diria o outro.
O destino de saída era o Gás e há que aproveitar para fazer uma nocturna da Arrábida e do Douro. Altura para alertar os doutores Rui Rio e Filipe Meneses para mandarem substituir umas lâmpadas nos candeeiros da Ponte. A não ser que não seja nada com eles e sim com as Estradas de Portugal, ou a LusaPontes ou a EDP ou outros mamas quaisquer. O Bando e o Povo só quer ver luzinhas no seu sítio.
Uma recordação, mais uma, agora da Tia Aninhas, no Largo de Lordelo, que embora pareça não o é, apenas onde se bebe. Come-se e bem e baratinho. Ao mesmo tempo que víamos o Mourinho a ser expulso e o Real dar 5 de uma vezotade só. Parecem o Porto, o do F.C. Mas adiante. Entradas da tradicional manteiga e queijinhos, patés diversos, broa e pão de centeio e de trigo; bacalhau frito de cebolada, com arroz de legumes e batata frita (fininhas e bem secas); Lombo assado com umas gloriosas batatas à maneira e alheiras genuínas de Mirandela com selo, mais batata frita às rodinhas. Sobremesas já não me lembro quais, a não ser o quente-frio do sr. presidente. E porque estava à minha frente e comi daquela coisa. Cafés e Bagaços e águas para o Biochene. Tudo 12 €. por tola. Binhainha incluída. Nada mau, olhando aos tempos que correm.
Muitas fotos de recordação, e como d'Habitude, não registaram nada. Talvez por causa do frio. Mas sempre há uma que fica. Esta quási registava um voo sem pára-quedas. Ó p´ra eles a gozarem a cena. Em terrenos mais planos, conseguiu-se esta que parece de propósito para uma capa de disco 45 rpm tipo conjunto típico dos anos 60.
Claro que é complicado formar uns Bandalhos depois de jantar. Mas enfim, do mau o menos.
E sendo horas para o regresso, uns vão na maior no machibombo do Biochene enquanto outros têm que dar de novo corda aos sapatos. Mas nem tudo é mau, pois sempre se pode olhar o Rio Douro, conversar com os pescadores desportivos - mas que raio de desporto onde não se ganha nada a não ser frio, pois já deveriam estar ali uns 5 º-, fazer um xixi que as águas levam.
Enquanto se espera pelo 500 de regresso, nada como ir olhando o que nos rodeia. Mesmo com tantos copos, o Douro e as Cidades Porto e Gaia são sempre lindas. Até parecem os 2 em 1.
O Domingos Soares teve a gentileza de informar que não podia comparecer. Trabalho, meus senhores, trabalho. Ainda há quem o tenha...
O Kim Mendes acabou de me telefonar pedindo que não levássemos a mal a sua falta de comparência. Ocupações.
Bom, o próximo encontro mensal não ficou definido. Mas não será na quarta-feira, 8 de Dezembro. Talvez a 7 ou a 9 ou 10. Almoço ou Jantar. Queremos que toda a malta possa alinhar. Até porque há uns anitos para festejar. O Presidente - uma das suas atribuições - ficou de tratar do assunto.
Até lá, muitas bandalheiras.

15 comentários:

  1. Poxa, meu amigo, que inveja! Inveja por aí estar frio e eu adoro. Inveja por vcs poderem andar à rua assim, quase deserta e à noite sem perigo. Ah, que inveja. Mas a inveja maior é por estarem aí, nesse país que eu amo.
    Adoraria estar aí com vcs, se bem que acho que era uma reunião só de homens, né? ehehehe Ei, mulher não entra nesse clube, não?
    Beijocassssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Ouçam lá seus malandrecos..
    aquilo de fazer xixi no rio..não se faz ouviram???
    Agora sempre me fazes sorrir com os teus à partes..
    e ainda bem porque tristezas e chatices aqui não interessam..
    e então com este bando fantástico é mesmo só boa disposição..
    MMMD

    ResponderEliminar
  3. Grande Jorge, eram lá as minhas aulas, quando não me baldava, no último andar chamado de galinheiro. Mas aprendia-se e conquistaram-se amizades para toda uma vida, onde a palavra solidariedades não era vã. O Piolho, O Teatro Universitário do Porto, paredes meias com a G.N.R. podendo assim os guardas ter debaixo de olho "os comunas" que representavam "coisas esquisitas", logo a seguir a faculdade de letras, onde a malta se juntava a ver sair as catraias, depois descia até á cantina, onde raramente comia, pegadinha à morgue, atravessava o jardim á beira do hospital de Santo António, metia pela travessa e lá ia até ao nº 150 da rua do Rosário.
    Viva o Porto, Caralho, Foda-se...


    Vasco da Gama

    ResponderEliminar
  4. Pronto. Eu sabia que este Vasco (que não é o das àguas, mas sim o da Figueira) tinha de meter o pé na argola, porra. Sei que no TUC se aprendia muita coisa; no Piolho também; Idem no galinheiro da UN. Agora no 150 da Rua do Rosário tens de explicar direitinho que tipo de escola se aprendia. Naquele tempo, conhecíamos o 13, o 19, o 90 e mais que todos o 515. Alguém da malta sabe o que era o 150 ? Eu não sei nem nunca soube. Mas também não se pode saber tudo, né...
    Vasco, além do mais este é um blogue seleccionado. Lá por teres estado na tropa não Ranger, não é possível que ainda hoje te expresses na forma carroceira dos velhos tempos. Onde todos só sabíamos falar o bom português. Aqui, não só gente fina a atirar para o grosso corporal nos lê. Há imensooooo pessoal de fora que não conhece a tua frasiologia final do comentário. E explicar o que quer dizer dá cá uma trabalheira...
    Um abraço Vasco. E viva a Figueira da Foz.

    ResponderEliminar
  5. Bem vamos lá:
    Já que tem que ser, tem que ser, ou não fosse a responsabilidade maior que o dever, ou ao contrário? São 03:10 da matina e já estou a chonar, mas paciência, sacrifício é sacrifício.

    Primeiro's: as iniciais ASCO já originaram muita discussão e o que é MMMD? A gente também quer saber.
    Segundo's: o Vilaça fui eu que o descobri (salvo seja) e não o contrário, por isso é que parecemos dois DFA's, a pedir pó ceguinho, mas a culpa foi do Soares que não "soube preparar" devidamente os intervenientes para a foto.
    Triças: o tacho já está devidamente descrito, com foto e tudo, mas, se a água foi para o Bioxene (para rebaixar o homem, só pode), porque não se diz para quem foi os bagaços? Fica a pergunta, mas não ficam as dúvidas.
    Quartas: cá fora, nas tais fotos de recordação, mas, há sempre um mas, há uma que tem que se lhe diga, aquela em que o Bioxene até vê estrelas ao ver os preparos duma certa pessoa, não está a fazer um xixizinho, mas... adiante 45 rpm's.
    Já agora comentando um comentário sempre vos digo, a quem interessar, que o 150 da Rua do Rosário era e ainda é a meio da rua do lado direito, com umas portas verdes e ficava paredes meias com o 148 e antes do 152, tenho dito. Para traduzir a "frasiologia final do comentário", basta fazer uma visitinha ao "Bulhãoi"

    Nos final'mentes: quanto ao mês de Dezembro, fica assente, ordem de presidente, será no dia 7 com almoço, não se admitem faltas, nem desculpas.

    Vão preparando o Band'ulho
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  6. Como seguidora deste Bando que admiro demais,estô aqui mais uma vez pra ver este belo post ,que não se resume só em um encontro de amigos , olha,fiquei fascinada com as imagens noturnas,Porto à noite é mesmo de deixar qualquer um apaixonado,este passeio foi aos extremos.......rssssss.....quem me dera.....
    Vou deixar abaixo abaixo um trecho do blog que me deu água na boca....
    "bacalhau frito de cebolada, com arroz de legumes e batata frita (fininhas e bem secas)"
    Hummmmmmmmm,isso é uma delícia.......
    e várias outras infinidades de receitas de bacalhau ,que é meu prato favourito...Ihhhh
    Deu-me até vontade de um café e um bagaço.....
    Espero mais novidades no oito de dezembro....
    Meu Abraço a todos os integrantes do Bando,e um bom fim de semana.
    Obrigada Jo, pelas informações das visitas que o Bando faz e pelas belas imagens que estás sempre a enviar pra nós internautas.
    Beijinhos!!!!

    ResponderEliminar
  7. PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DE UMA ASSEMBLEIA GERAL PARA ELEIÇÃO DE UM NOVO PRESIDENTE.
    PRIMEIRO:Um presidente que não sabe que ASCO, quer dizer nojo, repugnância e outras coisas que tais.
    SEGUNDO: Um presidente que não tem a mínima noção do que é NUMERAÇÃO ROMANA, que se aprendia nas primeiras classes da antiga Instrucção Primária, isto é, MMMD quer dizer 3500 e como depois de Cristo ainda lá não chegamos (mas espero bem que cheguemos), só pode ser antes de Cristo.
    TERCEIRO: Acho que não vale a pena enumerar mais nada para toda a gente concluír que o nosso presidente está a perder qualidades, pelo que, deve dar o lugar a outro.
    Temos que tratar do assunto urgentemente para não sofrermos mais vexâmes, que possam prejudicar a cólidade deste Bando.

    ResponderEliminar
  8. Ao tratar assuntos tão sérios e desta importância um individuo até se esquece de mandar abraços para todos.
    Desculpem o lapso.

    ResponderEliminar
  9. ...Só acho mal o xixi não passar, primeiro, pela ETAR... ou por um outro funil qualquer. Ia dar no mesmo, mas era mais fino e ecológico (de acordo com as modas finas da actualidade).
    Quanto ao presidente autonomeado, não saber coisas essenciais e menores, não é de estranhar se o compararmos com os demais presidentes de qualquer coisa que cada um de nós conhece.

    Abraço Bandalho, do
    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  10. ...que os abraços com esquecimentos já não são de agora, o que demonstra a senilidade de alguns (um) Bandalho's, mormente um tal de admor, que acordou e agora só lhe dá para a maldade. Chamar o que chamou ao ASCO, só pode, (andas a ler muito o dicionário), quando toda a gente está mesmo a ver que lhe retiraram o "T" para não se perceber que a messe de sargentos era um.. TASCO. Se têm dúvidas perguntem ao Quintino, que ele é um ás a explicar tudo e até lhe explica direitinho o MMMD, qual romanos qual carapuça.
    Quanto a essa do Presidente ser destituido lembro-lhe que os estatutos por mim elaborados e aprovados, arquivados em mi cabeça, o não permitem, por isso, tal como um certo cavaco (bocado de pau), tens que me aturar até á derrota final, tenho dito. Determino e mando publicar.
    Ó "SO" eu até tinha uma certa consideração por ti, mas assim já não te posso nomear como assessor e lá se te vai o tacho e os milhões. Tal como nos outros presidentes a escovice é fundamental.
    Para a Gisele: "camarada", infelizmente para nós, naquela época, mulher não entrava para a tropa, só enfermeiras páras-quedistas e poucas. Hoje mulher na tropa, quase são mais que os homens.

    Palavra de Presidente, (dizem eles), tenho dito (digo eu).
    Um abraço (nunca esquecer)
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  11. Queridos Amigos, é para mim uma subida honra dirigir-me a V.as Ex.as na pessoa do Portojo, que para além de não conhecer "em pleno" a rua do Rosário, paralela à Cedofeita e perpendicular à do Breyner onde havia um lar de miudas, me deu uma lição à laia de Edite Estrela, ao chamar-me a atenção para a "fraseologia carroceiral" com que terminei a minha mensagem. Procurarei seguir os conselhos atinados, sensatos e prudentes de sua Ex.a e ter mais tento na língua, tendo em conta que " gente fina é outra coisa".

    Vamos então por partes.

    Durante alguns anos este vosso amigo viveu, conviveu, jogou à lerpa até às tantas da matina e por vezes também estudou umas coisas no número 150 da rua do Rosário, onde havia um lar universitário que era o S.João de Brito. Aliás um pouco mais à frente, mais precisamente no nº 172, situava-se outro lar chamado de Infante D.Henrique.
    No início da rua, havia uma escola de condução "Samuel Alves Pinto"(?) onde tirei a carta de condução logo que fiz os 21 anos ( já lá vão quarenta e três anos).
    Lá mais para diante havia a tasca do Freitas, mesmo de fronte do 150, e outras duas, uma frente à outra, a do Zé dos Bragas, onde jantava quase sempre e onde falhava muitas vezes o almoço pois dormia pela manhã/tarde fora, a recompor-me das noitadas de lerpa e das discussões políticas, (quando ainda acreditava que a nossa geração podia mudar o mundo), sendo a outra tasca de um sr.Domingos, careca e quase sempre mal disposto com as empregadas e com a cozinheira.
    Na esquina ao virar para a rua da Torrinha(?) antes de chegar às instalações do C.D.U.P. havia uma pastelaria onde me abastecia de bolo inglês quando vinha de fim de semana e se tornava necessário "adoçar" a boca ao sr. Vasco e à menina Adelaide, queridos pais, para que não insistissem muito em perguntas relacionadas com as frequências e os exames.

    Cito tudo isto de cor e salteado pois estes tempos localizaram-me a memória no meu coração!

    Eu que não me recordo quase nada por exemplo de Bissau, nem sequer do sítio do sítio onde comia ostras ou comprava os whiskies!
    Tenho comigo o que parece ser uma vantagem: guardo religiosamente tudo e todos que me fizeram sentir bem e esqueço tudo, mas mesmo tudo, de que não gosto.

    Tenho pois de gritar Viva o Porto, Pénis, Copule-se


    Vasco da Gama

    ResponderEliminar
  12. JTeix, Senhor Presidente.

    Queira VEXA saber que nem antes nem depois baixei a "crista" para poder auferir de favores dos Presidentes do que quer que fossem.
    Óbviamente, não ganhei nada com isso, a não ser a minha orgulhosa (e sòzinha)forma de estar.
    Por isso, não fui (vou), ufanamente, á Guerra em cavalo... coberto moscas: fui a pé (sempre Infante) e limpinho, como dizia o saudoso Amigo Raul Solnado.

    Poupadinho e sem cunhas, tá bem?

    Solicita-se, assim, seja aditada, em Acta, esta minha posição.

    Atenciosamente

    Santos Oliveira
    (Bandalho por afinidade)

    ResponderEliminar
  13. ...determino e mando publicar.
    Só não gostei da comparação, o que denota a falta de escovice, por isso a pseudo demissão antes da nomeação.

    Bandalho por afinidade não, por direito próprio e com as "cotas"(somos todos) em dia.

    A Bem do Bando
    Um abraço
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  14. Jteix, muito Caro Amigo e Camarada.

    Não conhecia essa faceta de de "fazeres" á graxa.

    Bem, na verdade, não deves ser tu o culpado. A culpa é inerência do Cargo e por assim dizer, vai dar tudo ao mesmo, já que te apossaste democraticamente do dito (segundo as vozes. Eu não vi, não estava lá, etc e tal.)

    Quanto ao Direito próprio de abarcar na responsabilidade de ser Bandalho, como os demais, sinto-me muito honrado.

    A Bem do Bando

    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  15. Muito bom..
    Tudo,... até parece q há frio n'algumas fotos.(a arte na fotografia)
    Continua Jorge, estou sempre atento e um dia apareço...
    Jorge Félix, um Abraço claro.

    ResponderEliminar