sábado, 16 de janeiro de 2010

P.21 - 13.01. 2010 - Dia de Temporal

Pois esteve mesmo um dia de temporal na data da nossa primeira reunião formal no Progresso. Eu e o Peixoto corremos empurrados a vendaval entre a Tabanca de Matosinhos e o Café. Não aceitamos boleias, (David, Carvalho, Zé Manel, Barbosa) pois quisemos recordar como era andar à chuva e ao vento nos bons (péssimos) velhos tempos. Só faltou sentirmos a bolanha a fugir debaixo dos pés e aquelas majestosas trovoadas. Correndo até ao metro e depois até ao 305, para nos deixar à porta do nosso local de encontro mensal, porque não dava mesmo para andar a pé.
Já lá estava pessoal, a que se juntou à posteriori o Bioxene. Houve faltas, devidamente registadas, mas a do Quintino é a única a ressalvar, pois estava doidoi, tadinho. Aquela sinusite que lhe deu a passagem aos auxiliares agora está a deixá-lo a pedir ajuda. Mas está melhor, eu sei.
Para a posteridade, depois da mesa de reuniões ter sido devidamente limpa e desinfectada, fez-se a foto da praxe, que poderá ser aproveitada para um anúncio publicitário de oftalmologia. Que cheguem as propostas. Penso eu de que...
Mas foi preciso marchar - melhor seria dizer, embarcar, tanta a chuva diluviana que caía - para o Abreu. Reduzido o Bando mas nem por isso a sua vontade de cumprimentar o amigo, que nos ofertou (é um termo cabalístico, porque pagamos não só a simpatia, a disposição em nos aturar até desohoras, como os miminhos) umas mini-isquinhas de bacalhau bem crocantes (esta nossa conservadora língua e paladar nortenhos que não quer saber de pataniscas, porque serão sempre iscas), uma alheira mirandesa grelhada au point, uns bifes de lombo en su sangre embrulhado em queijo derretido e servido em pão tostado, uns rojões de porco com umas tripinhas enfarinhadas, retirados do seu pingue de conserva, que se desfaziam na boca - exigência minha e do JTeixe45 por causa das cremalheiras - . Depois o pessoal abusou dumas cenas de que já nem me lembro, mas acho que era um bolo que se derretia na boca - ou seriam dois bolos ? - mas depois sim, lembro do queijo da serra, num naquinho de broa, que nem há palavras para definir o prazer de o ter degostado. Claro que nos durantes, por imposição, seguiu goela abaixo um verde da Lixa muito razoável. Com o queijinho da serra, indispensável um tinto, que aqueceu o pessoal que vinha de uma árdua tarefa de despistagem. Para complemento e sossego, cafés e Bagaço do Patrão.
Para que conste, a foto demonstra que o restante Bando estava operacional para novas investidas sobre qualquer território que lhe seja determinado. O Patrão Abreu confirma. Embora tivesse dificuldade em focar a camera. Mas para quem não andou nas Bolanhas até que aguenta com uma certa pedalada.
Nota: Lá atraz, uma TV transmitia um jogo de pólo aquático jogado com os pés e cabeças, em Guimarães.
Outra Nota: Por precaução, visto ter cortado o cabelo e o meu chefe da tesoura ter abusado na profundidade do corte e porque o temporal continuava, não assinei o ponto no Cifrão. Não sei se a falta me vai ser relevada. Mas paciência.

7 comentários:

  1. Acho-vos muito bem conservados para a idade... para a cidade... ou serei eu que estou a ficar velho?
    Só fiquei um tanto confuso porquê não sabiam se foi um, ou dois, bolos...
    Hiiii! como eles estavam!

    ResponderEliminar
  2. Com tanta nota... seria por isso que o Peixoto insistia em pagar duas vezes? Para a próxima sopra o balão antes de pagar a dobrar.
    No Cifrão a falta não vai ser relevada não!
    Então estiveram dois "morcões" sózinhos até ás tantas e só mais tarde aparece o terceiro e vocêzes no bem bom do recesso do lar, a vê-la cair e nem se justificam? Não tá certo não!

    Uma nota (támem): Tens um rico olho, sassinhôr de facto é só caixadóculos, até o escondidinho que não pertence ao Bando!
    Outra nota (támem?): Lá que o Santos Oliveira esteja a ficar mais "avançado" (ele o diz), a gente nã tem culpa de ser rapaziada jovem da era menos avançada.

    Abraços com fartura
    cumprim/jteix

    Ps: Sr. Portojo, então o nº dos Post's? A coisa está a descambar ou ainda são resquícios?
    jt

    ResponderEliminar
  3. Amigo Portojo
    Eu já sabia que tinhas um coração muito grande um "H" também muito grande
    Não sabia é que tinhas uns braços tão grandes
    Mas em certas ocasiões é bem preciso como neste caso
    Um abraço do amigo
    Manel Carmelita

    ResponderEliminar
  4. Perfeita a visualização do Carmelita. Só demonstra que paparazi não é quem quer mas quem nasce para o ser.
    Um abraço para o Manel

    ResponderEliminar
  5. Aquilo é um polvo que deu á costa (nas minhas) e é do Peixoto, carago.
    Vocêzes já istaides a ver demais, carago.

    Publicidade oftalmológica, a pedido:
    SE OS PAPARAZIS QUISEREM VÊR,
    CAIXADÓCULOS DO BANDO TÊM QUE TER.

    Abraços
    cumprim/jteix

    ResponderEliminar
  6. E...PA, desta vez não havia intrusos.
    Era só raça pura!
    Atenção, muita atenção, com os mânfios do cabelinho curto, que andam a inventar umas desculpas...
    Um grande abraço para todos
    Adriano Moreira

    ResponderEliminar
  7. Olha o Clube do Bolinha: só homens eheheheh
    Adorei as fotos. Todos muito bem vestidos.
    Aqui, com o calor que tem feito, é impossível andar bem arrumado. Transpramos o tempo todo.
    Hoje está mais fresco, graças a Deus.
    Beijocassssss

    ResponderEliminar