segunda-feira, 30 de novembro de 2009

P.10 - As vossas mensagens . 2


O nosso camarada muito querido Vasco da Gama, deixou um comentário no blogue do Luís Graça&Camaradas da Guiné ( http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/ )
que aqui transcrevo com prazer, e referente ao Post 5373 onde o editor Carlos Vinhal, com uma bela cunha, nos anuncia este espaço.
Aqui está:



Também eu, Vasco, na segunda parte da década de sessenta andava por essas paragens.A minha Faculdade de Economia era na praça dos Leões num edifício que julgo ainda existe, no último andar, ao qual chamávamos de galinheiro.
O cinema Carlos Alberto, era o mais barato do Porto e dava dois filmes ao preço de um.A malta batia palmas nos filmes de cowboys e pateava quando a "fita" partia.
Os cafés Piolho e mais outro eram paragem obrigatória da malta que passava horas a discutir política. Foi no Progresso, julgo, que vi o homem a chegar à lua.
Depoi cirandávamos por aí,jardim da Cordoaria para falar mais recatadamente com uma miúda, ver a saída das moças da faculdade de Letras, então à beirinha do Hospital de S. António,cantina universitária mesmo pegada à morgue e o Teatro Universitário do Porto para onde se entrava por um corredor estreito, ali junto à G.N.R., que assim espreitavam melhor "esses comunas do teatro".
Que saudades de tudo isso, que saudades das pessoas do Porto, que saudades da cidade, a mui nobre sempre leal e invicta cidade do Porto que guardo no meu coração e que a minha mulher considera a coisa mais linda do mundo.
Lembrar esses tempos, onde vivi, primeiro na rua do Rosário, de onde fui arrancado para a tropa, após seis anos maravilhosos de vivência e mais tarde em Águas Santas, regressado da Guiné, aí na companhia da minha mulher onde estivemos dez meses, o tempo necessário para acabar o curso interrompido quatro anos atrás...
Depois, cair na real fazer a vida em Coimbra, terra simpática mas...onde falta qualquer coisa que só o Porto me conseguiu dar...
Terminaria com um viva o Porto, mas como todos levariam isto para o futebol diria que à INVICTA para ser a melhor cidade do mundo só lhe falta um clube como o Benfica. ( Porra agora é que estraguei tudo).
Um grande abraço amigo,
Vasco A.R. da Gama

Em homenagem ao nosso camarada Vasco, aqui ficam umas fotos dos locais que ele conheceu e bem.


Edificio da Universidade. Sempre assim será chamado por nós, tripeiros.
O Galinheiro, ou uma parte dele ardeu o ano passado. Mas está tudo bem

No tempo do Vasco, não sei se já existiria a Viúva. A Coca-cola não, de certeza.
Ao fundo, a Praça de Carlos Alberto e a Ordem do Carmo

O Jardim da Cordoaria. Neste dia da foto havia um festival de bric-à-brac

Parte do Bando frente ao Piolho (Café Ancora D'Ouro)

Clubites são à parte, assim como a política. O que conta são os copos. O resto é paísagem...

Sem comentários:

Enviar um comentário