quinta-feira, 12 de novembro de 2015

175 - Reunião ordinária de S. Martinho

O ponto único da acta refere O Assalto ao Castelo do Fernando Súcio, ao qual o Bando se tinha proposto na reunião ordinária do mês passado e por todos os presentes e ausentes aceite.
O ok do Castelão Súcio em perigo, sujeito a um ataque dos que mandam em bebidas e comidas no mundo-cão em que estamos inseridos, e por não saber o que fazer aos Tintos e Brancos, Finos e Jerupigas, Loirinhas e Água do Marão de cozer batatas, de imediato foi concertada a defesa de tão nobre defensor dos bens terrenos.
O nosso querido Presidente e Comandante em Chefe da Bandalheira, com o carinho e competência que se lhe conhece por estes assaltos ofensivos ...
... organizou as tropas em perfeitas condições humanas e logísticas.
Partida ordenada e serena a caminho do IN
Um blindado todo o terreno, que deveria fazer parte das tropas da Nato em exercícios lá para o sul do território gastadores de nosso dinheirinho, transportou em perfeitas condições climatéricas e comodidade o pessoal da região. Uma paragem para descomprimir e confirmar a moral.
Aproximação com todos os cuidados de zonas infiltradas por inimigos.

Cuidados redobrados já em zona de alto risco
Moral em alta e muita compenetração para os deveres a cumprir.
Chegada ao destino com as armas prontas para toda as eventualidades.
Segurança devidamente montada.

Troca-se a senha...
...com o Castelão Fernando Súcio.
Ordem de avançar
Segurança à retaguarda.
Tudo calmo na bela região transmontana.
Montamos o bivaque e ficamos aptos a ajudar o Castelão Súcio erguendo bem alto o estandarte de S. Martinho.
Tudo a postos acercamo-nos com cuidado dos produtos do Porco transformados em deliciosos presuntos e salpicões.  
Destruição completa de "três mesas", incluindo malignos queijos, azeitonas e saborosos pães de trigo e milho. Loirinhas, Tinto e Branco começaram a derreter o gelo.
Armadilhas foram desmontadas em trabalho arriscado mas com segurança.
Os produtos para a destruição foram-se juntando na pira fumegante. Das fugidias sardinhas, aos frescos transformados em entrecôstos e fêveras.
Bem distribuídas as tropas, metodicamente íam trabalhando com afinco e honestidade para o bem comum.
Segundas, terceiras, quartas doses foram sendo aniquiladas com todos os jeitos e preceitos.

O IN não nos incomodou e demo-nos por satisfeitos pelos resultados que paulatinamente fomos obtendo.

O Fernando Súcio sempre solícito mostrou muita vontade em que o pessoal desfizesse os excedentes perigosos.
E foi o último a dar o exemplo. Neste caso o exemplo foi o primeiro.
Novas fases se aproximavam para a destruição total do IN.
Não foram esquecidos os perigosos produtos destinados aos diabéticos do Ricardo Figueiredo, disfarçados de Bolo de Chocolate, nem os Bêbado e Coração de Gondomar de mestre Gil.
Uma homenagem singela à grande ajudanta de campo D. Olívia. Parabéns a si, senhora.
Antes de retrocedermos em alegre e estratégica retirada, deixamos uma armadilha para defesa do nosso Castelão.

Uma granada esquecida mas recuperada a tempo. Coisas de Presidente Comandante-em-Chefe.
Preparando a redacção da Acta.
Momentos finais da despedida com missão cumprida.

As tropas alinhadas mais ou menos e quase nos esquecíamos do Fozense Tavares que tinha batido para uma outra retirada bem apressada. Mas chegou bem e em passo de corrida.
O Douro-Rio junta estes três especialistas: Zé Catió, Zé Ferreira e Admor.
É o embarque para o regresso
Tudo a postos e os inimigos desapareceram em perfeita e eficaz ordem ...
...mas pacífica e entre o Marão e Alvão mandam os que para lá estão.

Em Acta ou Ata, descreve-se que a operação correu conforme o superior planeamento do Sr. Presidente e Comandante-em-Chefe.

Ajudas para recordação fotográfica dos verdadeiros artistas, a saber.
Presidente Teixeira, Fozense Tavares, J.Encarnação, Edu Campos, J. Portojo e muitos outros que honrarão a página do Facebook em próximas publicações.
Presentes na operação além dos citados, o Secretário-General-Tesoureiro J. Peixoto, Mano Velho Carvalho, Alberto, Quim Silva, Cibrão Guimarães, Zé Catió, Zé de Lamego, Adriano Moreira, Ricardo Figueiredo, Gil Neves e Lobo Huuu.
O Fernando Súcio não precisa de agradecer a colaboração operacional. Foi um prazer despistar um IN que nunca mais terá hipóteses de incomodar.
A Acta que não desata - ou será desacta ? - deve ser lida e por todos assinada.
 
Próxima Acta será distribuída como anúncio da última reunião do ano onde comemoraremos as vitórias alcançadas.

Até lá, um abraço a todos os Bandalhos e não só.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

174 - Dia do Bando em 11.Novembro.

Caros Bandalhos
Só escrevemos isto uma vez e mai'nenhuma.

Publicada em acta na última reunião ordinária mensal do mês que está a acabar, foi determinado que a próxima reunião será na Campeã-Vila Real, proposta por todos os presentes aceite e que foi confirmada e assinada.

Posto isto, lembra-se aos Bandalhos que queiram assinalar a sua presença no dia 11 de Novembro, o devem registar até ao dia 6 o mais tardar e aguardar novas instruções que vos serão remetidas confidencialmente.

O transporte será numa viatura colectiva, como vem sendo habitual.

Algum Bandalho - ou alguns Bandalhos - que se queira (queiram) apresentar na Casa da Travessa da Estrada Nacional nº 1, na Campeã, deverá comunicá-lo.

Disse e está dito, assinado pelo Presidente, Exmo Senhor J.Teix./cump.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

173 - O Bando e as Origens

Delegou mais uma vez ao Secretário General o nosso Presidente J.Teix./Jotex a responsabilidade da feitura da Acta - ou será Ata ? (querida leitora Carminho já não estás entre nós para comentar os trocadilhos ) da reunião mensal ordinária do Bando.
Ata - ou será Acta ? -  que fosse sempre redigida às segundas Quartas-feiras de cada mês desde o longínquo mês de Outubro do ano de 2009 quando o Bando foi oficialmente criado.
Posto isto, ataquemos a reportagem fotográfica do Secretário General que sempre deve acompanhar a Acta. (Se for Ata, que se lixe, como diria o poeta.)
A concentração do Bando foi marcada para as 11,30 h TMG nas Camionetas do Fernando Súcio. A Bandalheira começou cedo, pois o Súcio resolveu adiantar-se 1 hora. Alguns bandalhos foram para a Farmácia adquirir mézinhas de sobrevivência. Outros testaram novas tecnologias e registe-se na acta que começou muito mal a manhã.
Adiante:
Estava marcada a hora H para a Churrasqueira das Antas. Um hábito que se havia perdido e retornou.
 Tomado o 305 saímos na Velasquez para um arejar de ares.
 O Ricardo Figueiredo e o Zé Catió foram lá ter. Horários cumpridos e prontos
 Imagens do tomar ares que ficam registados em Ata.
 Testando novas tecnologias. 
Anote-se que o nosso Presidente anda a precisar de uma dieta rigorosa. Mas para o caso isso não interessa nada e portanto não se regista na acta.
 Registe-se na acta que os artistas das fotos andam muito enferrujados.
 Um temporal desabou na Velasquez, mas foi óptimo para aliviar os calores
 O Jardim está muito bem frequentado. Aliás como quase todos da Cidade. Não se registe na acta.
O passo trocado não faz parte da ata. E lá vamos ter com o Zé e o Ricardo.
 O nosso querido Presidente faz o seu discurso habitual. Não se registe em acta pois como se pode constactar ninguém lhe ligou.
 No entanto, por papeis distribuídos no secretariado, sabe-se mas não se regista na acta, que seria a sexta apresentação da candidatura à Presidência.
 O Bando homenageou o Zé Catió pelo seu regresso aos combates Bandalhos ofertando-lhe um precioso chapéu Serrano Estrelano para a sua colecção.
 O Senhor Presidente voltou a atacar socorrendo-se do Verde da Lixa mas como o secretariado está a sofrer de uma pequena depressão auditiva o discurso não segue para a ata-
 Seguem-se os momentos sérios em que o Bando sempre reflecte a pensar no futuro.
 E o Senhor Presidente ataca e ataca e prontos.

 Seguiu-se depois do manjar a compra de votos e as conversas indecisas

 O Tavares Fozense, regressado após um período de longas mas merecidas férias, perdido entre o Tinto e o Branco, apoia de caras o Presidente.
 As indecisões passaram para a rua
Não se podem registar em ata - ou será acta ? - as campanhas e as lutas Bandalhas.
Com algumas excepções - os doentes recolheram à enfermaria - o Bando foi visitar a Sede no Café Progresso.
Lá estavam os sempre presentes (não os dos Canhões do 2054 - 68/70) mas o Domingos e o Almeida Admor.
 Blá-blá-blá e siga


Registe-se em acta que o Secretário General não foi esquecido e a guarnição da Sede presenteou-o com a estimada loirinha e as saborosas torradas.
Registe-se ainda:

1. O Biochene manda aquele abraço para o pessoal. Estimamos em ouvi-lo mais alegre após tanta ausência física.
Está para breve o seu regresso.

2. A próxima reunião ordinária, sempre Quarta-Feira, precisamente em 11 de Novembro, dia de S. Martinho, será na Campeã, a convite do Fernando Súcio.
Não se regista em acta ou ata que com os copos ardentes, alguns Bandalhos não prestaram atenção a esta preparação de operação ligeira.
Agradecemos os possíveis convites que os Compadres de Penafiel estariam a preparar, mas serão aceites as suas inscrições desde que passem o OK. Já...

3. Em Dezembro, a Quarta-feira pois claro, cairá no dia 9. O Bando retornará às operações ligeiras no Restaurante do Lidador, onde já fomos muito felizes umas série de anos.

Registe-se em acta que começaram já-já, as inscrições. Não se admitem convalescentes.