quinta-feira, 10 de abril de 2014

P.137 - O Bando e o 9 de Abril

No dia em que se comemora (comemorou) o início da Batalha de La Lys, o Bando não ficou indiferente e homenageou o Soldado Milhais, que para a História de Portugal ficou a ser conhecido como Milhões. Esse gajo é que sabia como se mandavam uns alemães para o paraíso.

E assim iniciamos a reunião mensal ordinária, uns com umas cervejinhas, outros com cafés, outros ainda com águas.
A ordem de trabalhos foi sendo ao correr da pena, isto é conforme as queixas da e sobre a saúde que cada um de nós resolveu apresentar. Futebol e Política estiveram fora da primeira parte da ordem do dia. 
O primeiro a arrancar foi o Tavares, pois tinha o se'tor dos ossos à espera. Estava triste, porque recebeu a carta das finanças a dizer (?) que lhe vão cortar mais 3,5 % ao valor da sua reforma. Isto não é política é desfaçatez.
A nossa sede está a comemorar os 115 anos de existência. Em Setembro cá estaremos para o grande dia. Até lá, se houver, podemo-nos entreter a ler o site http://www.cafeprogresso.net/
Horas de arrancar e um passeio pelo Carmo até à Cordoaria deu para notar que a Cidade já está cheia de turistas, especialmente espanhóis. É a tradicional Semana Santa que a juventude do país vizinho gosta de vir partilhar.
Num banco de pedra do Jardim da Cordoaria tiramos à sorte onde ir desforrar o jejum. Calhou ao Abreu desta vez. O Adriano Moreira arrancou para a sua vida, não sem antes querer tentar transformar o Ramalho em Parada e nós apanhamos o 801 até à Praça das Flores.
 Um passeio pelo Jardim a preparar as emoções.
 E aproveitava-se o itinerário para trocar mais uns pontos de vista sobre a saúde.
O Abreu preparou-nos a bancada para desfrutarmos calmamente e em beleza o jogo entre o Barça e os Colchoneros. Grande jogo, diga-se de passagem. Então entrou na ordem de trabalhos o futebol, a cargo do Quintino e do J. Silva. Autênticas enciclopédias, diga-se de passagem.

Entretanto e prosseguindo a ordem de trabalhos, pôs-se a arder um chouriço no bagaço com fogo bem pegado. A paciência é um dos dons do Bando.
Depois de termos metido na ordem de trabalhos uns rissóis de carne e umas pataniscas, lá chegou à mesa a proposta de um arroz de tomate, malandrinho.
E uns rojões que não quiseram ficar para trás.
 O jogo continuou lindo e emocionante, mas emoção maior deu-nos o Queijo da Serra.
Teve que ser devidamente registado.
Cremoso, de gosto bem apurado a cabra, foi um ver se te avias 
Tarte de maçã e doce de chocolate com recheios estiveram quási só na lista do Presidente.

Combinou-se seguidamente a confirmação para o próximo sábado no Choupal dos Melros.
E já estamos a pensar que a próxima reunião em 14 de Maio tem de ser de arromba. Vamos ter a visita do Luís Guerreiro, velho camarada  que de vez em quando vem lá dos states Canadianos para nos dar o prazer da sua companhia. 
Quem sabe, também o Barbeitos desça lá da sua aldeia Minhota para aquele abraço.
Por esta ordem encerraram-se os trabalhos, que foram devidamente registados até ao ínfimo pormenor.